SEGUNDA-4TP

SEGUNDA-FEIRA DA 4ª SEMANA DA PÁSCOA

22/04/2024

LINKS AUXILIARES:


Primeira Leitura: Atos 11,1-18

Salmo Responsorial 41(42) R- Minha alma suspira por vós, ó meu Deus.

Evangelho: João 10,1-10

Naquele tempo, disse Jesus: 1'Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele,  porque não conhecem a voz dos estranhos.' 6Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 7Então Jesus continuou: 'Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10 -O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.


Meu irmão, minha irmã!


Jo 10,1-10

Muitas vezes a fé cristã é descrita como opressora da vida e como uma mutilação das possibilidades de desenvolvimento da vida humana. Parece até que Jesus tenha vindo para nos fazer morrer e que a fé seja uma diminuição da vida. No Evangelho de hoje, porém, o próprio Jesus nos revela a razão de sua vinda: “eu vim para que tenham a vida e a tenham em abundância”. 

Jesus não quer mutilar a nossa vida, nem deseja reprimir nosso autêntico desejo de vida, tampouco oprime o progresso humano. Jesus deseja, pelo contrário, o pleno desenvolvimento da nossa vida. Se ele pede algum sacrifício, se nos convida a carregar a cruz de cada dia é sempre com a finalidade positiva: a vida em plenitude.

“Eu vim para que tenham a vida e a tenham em abundância”. Devemos pensar sempre nesse objetivo da vinda de Jesus. Todo o Evangelho, todas as curas que os evangelistas narram, todas as palavras e ensinamentos de Jesus têm esse objetivo: a vida em abundância.

Assim também todas as iniciativas e obras da Igreja (hospitais, escolas, acolhida de pobres e idosos...) ao longo dos séculos estão em consonância com a missão de Jesus: Ele veio para que tenhamos a vida em abundância.

A vida em abundância consiste em viver como Jesus viveu, em amar como Jesus amou. “O ladrão só vem para roubar, matar e destruir”. A imagem do ladrão exprime em forma concreta uma vida que não é a vida em plenitude: é a vida egoísta de quem só pensa em si mesmo. O resultado dessa vida egoísta é sempre a mesma: roubo, homicídio e destruição. Jesus veio não para nos impor a obrigação de amar, mas para nos dar a capacidade de amar como Ele ama.



DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso