QUINTA-4TP

SÃO MARCOS EVANGELISTA

25/04/2024

LINKS AUXILIARES:


Leitura: 1 Pedro 5,5b-14

Salmo 88 (89) R- Ó Senhor, eu cantarei eternamente vosso amor!

Evangelho de Marcos 16,15-20

Naquele tempo: Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: 'Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados'. 19Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. 20Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam. Palavra da Salvação.


Meu irmão, minha irmã!

Mc 16,15-20

Celebramos hoje a festa de São Marcos Evangelista. Ele aparece nos Atos dos Apóstolos às vezes com o nome de João e às vezes com o nome de Marcos. Ele era proveniente da cidade de Jerusalém. 

Ele acompanhou Paulo e Barnabé na primeira viagem apostólica. 

Ele é o autor do segundo Evangelho e serviu o Apóstolo Pedro como intérprete em Roma. A pedido dos cristãos de Roma, escreveu o Evangelho a partir das pregações de Pedro. 

Marcos é o evangelista da fé. Ele insiste na fé que enfrenta a obscuridade da realidade que não é favorável ao surgimento da própria fé. Isso é muito atual: vivemos tempos em que as condições são desfavoráveis ao surgimento da fé. Assim foi desde sempre: a mensagem da fé se desenvolve exatamente em meio às dificuldades e às provas. Não devemos nos admirar nem nos desencorajar se experimentamos hoje condições adversas à fé. O evangelista Marcos que o caminho de Cristo e também dos cristãos é o caminho da cruz.

O centro do Evangelho de Marcos é também o inesperado e paradoxal ato de fé do centurião romano que reconhece no Cristo que morre na cruz o Filho de Deus. 

“O centurião, que estava em frente, ao ver como Jesus morreu, disse: ‘realmente este era filho de Deus’” (Mc15,39).

Marcos compreendeu a realidade mais profunda do caminho doloroso de Jesus à luz da fé na ressurreição. O seu evangelho nos ajuda a viver a nossa fé em meio aos sofrimentos unicamente apoiados em Jesus. Peçamos a intercessão de S. Marcos para que vivamos uma fé robusta que não se amedronte ante às dificuldades atuais. Peçamos, por sua intercessão, uma fé sem sonhos ilusórios de sucessos fáceis e de tranquilidade triunfalista. Peçamos uma fé fundada na certeza de que Deus cuida de nós e de que fomos chamados para a glória eterna em Cristo.



   DOM JULIO ENDI AKAMINE

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Créditos do áudio: Rádio Uniso