Salmo Responsorial: 22(23)-R- O Senhor é o pastor que me conduz; para as águas repousantes me encaminha.
Segunda Leitura: 1 Pedro 2,20b-25
Evangelho: João 10,1-10
Naquele tempo, disse Jesus: 1'Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.' 6Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 7Então Jesus continuou: 'Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10 -O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
Prezados irmãos e irmãs!
Caros irmãos e irmãs, o 4º. Domingo da Páscoa é conhecido como o domingo do Bom Pastor, e a liturgia ressaltará três situações para nossa reflexão: a conversão através do batismo, o suportar com paciência, e o convite de Jesus para que entremos pela Porta para fazer parte de seu redil.
Este tempo em que nos encontramos é um tempo forte de viver a ressurreição na mais plena certeza, pois com ela ganhamos o reino dos céus. E, a palavra de Deus nos mostra a força e coragem de Pedro, que discursando, conforme nos narra o Atos dos Apóstolos, leva a encorajar mais de três mil pessoas à conversão.
E, novamente, Pedro, em sua 1ª. Carta, reforça suas orientações aos convertidos, lembrando-os que suportando com “paciência aquilo que sofreis por terem feito o bem" os torna agradáveis diante de Deus. E, ainda lembra que assim como Cristo sofreu por nós, também devemos seguir os seus passos e passar por sofrimentos e perseguições.
Mas o evangelho de João, do Bom Pastor, chega para nos confortar e mostrar que, entrando pela Porta e ouvindo o Bom Pastor, seremos salvos e encontraremos pastagem. E Jesus reforça dizendo-nos:” Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância.” (10,10).
Irmãos e irmãs, não deixemos passar estes fortes convites: a conversão através do batismo, o suportar com paciência e, mais forte ainda, aceitar o convite de Jesus para ser a ovelha que entra para o redil através da Porta.
E, ao final, Jesus reforça : “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância! “(Jo 10,10) Não desperdicemos o convite de Jesus, pois assim seremos salvos e felizes.
Feliz tempo Pascal a todos. Amém!
Reflexão feita por mim M. Angela Guenka, leiga comprometida com a Palavra de Deus.