Minhas irmãs, meus irmãos,
Feliz Páscoa!
Caros irmãos e irmãs, o período Pascal é um prolongamento da Páscoa onde, através da Palavra de Deus, vamos reconhecendo os sinais e maravilhas que Deus vai fazendo em nossas vidas. Assim, como Jesus com sua ressurreição nos trouxe vida nova, o período Pascal vai reforçar esta vida nova em nós.
Este 2º Domingo Pascal, chamado de Divina Misericórdia, nos aproximará mais e mais de Jesus e nos abrirá um caminho novo banhado de reconciliação, paz e misericórdia com o supremo gesto de Jesus, que morre e ressuscita trazendo-nos vida nova e nos mostrando que nunca mais se afastará de nós.
A primeira leitura, tirada do livro dos Atos dos Apóstolos, fala claramente "de sinais e maravilhas que eram realizados entre o povo pelas mãos dos apóstolos” (v 12). E fala também que eles, (povo) se reuniam com muita união e “esta união fazia crescer o número dos que aderiam ao Senhor pela fé” (v. 14). Olhando nossas comunidades nos dias de hoje sentimos com ardor como a união entre os fiéis vai crescendo e fortalecendo a fé.
O salmo reforça mais ainda o fortalecimento da fé com um refrão que diz: “Daí graças ao Senhor porque ele é bom e eterna é sua misericórdia”.
A segunda leitura, tirada do livro do Apocalipse, narra a visão que João teve onde Jesus lhe fala:” não tenhas medo eu Sou o primeiro e o último, aquele que vive. E, ainda continua dizendo: ”estive morto, mas agora estou vivo para sempre” (v 8). Estas palavras de Jesus a João lhe darão força e certeza de tudo que Jesus fez.
Coroando todas estas palavras das leituras anteriores, o Evangelho narra Jesus que se põe no meio dos discípulos, que estavam trancados no cenáculo, por medo dos judeus, e diz a eles: “A paz esteja convosco” e mostrou-lhes as mãos e o lado e os discípulos se alegraram e Jesus novamente diz: "A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio.” (v 19 e 20). E depois "soprou sobre eles o Espírito Santo”, (v22) dando a eles o poder de perdoar os pecados e reter se for necessário. Com estas palavras e gestos, Jesus dá aos discípulos coragem para continuar a missão pelo mundo a fora. Missão esta de construir a paz na comunidade e na sociedade, tudo isto realizado com o poder de perdoar os pecados que recria assim as relações.
Através destas ricas palavras de Deus, somos todos convidados, assim como os discípulos, a ter coragem e ser construtores da paz. Devemos fazer de nossas comunidades, famílias e experiências pessoais um sinal da ressurreição de Jesus que venceu a morte e trouxe vida nova para todos. Nossa missão é esta: trazer a paz por onde formos passando.
Concluindo a nossa reflexão e observando o que a Palavra deste domingo da misericórdia nos diz, convido a todos que a lerem ou ouvirem que façamos uma revisão de vida e mudemos o que for necessário em nossas atitudes para trazermos a paz e o bem por onde andarmos. Amém! Feliz Páscoa a todos.
Reflexão de: Maria Angela Guenka