SEGUNDA-1TP

 2ª FEIRA DA OITAVA DA PÁSCOA

01/04/2024

LINKS AUXILIARES:


Primeira Leitura: Atos 2,14.22-32

Salmo Responsorial: 15(16) R-Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!

Evangelho: Mateus 28,8-15

Naquele tempo: 8As mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos. 9De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: 'Alegrai-vos!' As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés. 10Então Jesus disse a elas: 'Não tenhais medo. Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galiléia. Lá eles me verão.' 11Quando as mulheres partiram, alguns guardas do túmulo foram à cidade, e comunicaram aos sumos sacerdotes tudo o que havia acontecido. 12Os sumos sacerdotes reuniram-se com os anciãos, e deram uma grande soma de dinheiro aos soldados, 13dizendo-lhes: 'Dizei que os discípulos dele foram durante a noite e roubaram o corpo, enquanto vós dormíeis. 14Se o governador ficar sabendo disso, nós o convenceremos. Não vos preocupeis.' 15Os soldados pegaram o dinheiro, e agiram de acordo com as instruções recebidas. E assim, o boato espalhou-se entre os judeus, até ao dia de hoje. Palavra da Salvação.


Meu irmão, minha irmã!

Mt 28,8-15

Vendo os anjos, as mulheres ficaram com medo e, ao mesmo tempo, experimentaram grande alegria. Mas a alegria não é completa até que Jesus se manifeste. E Jesus vem ao encontro delas. 

“Alegrai-vos!” é a saudação e o convite de Jesus. Agora a alegria é realmente completa: elas podem se aproximar dele, prostrar-se diante dele e abraçar os seus pés. É o Senhor! Ele vive!

O encontro com Jesus é possível porque Ele ressuscitou! Não nos esqueçamos disso! Jesus é uma Pessoa viva, com o qual podemos nos encontrar pessoalmente. Ele não é somente um personagem do passado!

O encontro com Jesus tem para as mulheres uma consequência missionária. Elas não devem se limitar a estar tranquilamente perto de Jesus, desfrutando de sua presença e de sua amizade. A alegria do encontro com Jesus se desdobra numa missão: “Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão”.

A alegria da ressurreição é alegria genuína e exatamente por isso é uma alegria exigente; é uma alegria missionária. Assim o nosso encontro com o ressuscitado na liturgia eucarística nos conduz sempre para a missão de sermos testemunhas da ressurreição. Quando o Senhor nos dá a alegria de estar perto dEle, de contemplar a sua face, é para que corramos depois para oferecer esta alegria a todos os nossos irmãos e irmãs. A alegria da ressurreição não é egoísta. 

Na segunda parte do evangelho, vemos o outro efeito que a luz da ressurreição pode provocar nas pessoas: é um efeito negativo para os que não querem receber a alegria do Ressuscitado. Os soldados que estavam vigiando o túmulo de Jesus e os sumos sacerdotes combinam uma mentira porque eles se recusam a ver a luz da ressurreição. “dizei que os discípulos dele foram durante a noite e roubaram o corpo, enquanto vós dormíeis”. Santo Agostinho mostra que a mentira tem pernas curtas: “se eles estavam dormindo, como poderiam ter visto os discípulos roubando o corpo?”. 

Sempre haverá pessoas que querem esconder a verdade, que, tapando os olhos para não ver a luz divina, se refugiarão nas suas mentiras para defender os próprios interesses. 

Somente quem se abre à verdade pode ter paz e pode caminhar com simplicidade. Peçamos ao Senhor que nos abra os olhos para contemplarmos a Verdade que é o próprio Cristo.



DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso