LINKS AUXILIARES:
Caros irmãos e irmãs a paz de Jesus!
Neste domingo da festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José, seremos conduzidos, através da Palavra de Deus, de forma magnifica, onde as palavras chaves serão: amar, acolher, amparar e respeitar.
O livro de Eclesiástico, neste trecho de 3, 3-7.14-17, ressaltam várias práticas da honradez “ao pai nos filhos confirma sobre eles a autoridade da mãe “ (Eclo 3). E continua ainda, dizendo que quem honra o pai alcança o perdão dos pecados e evita cometê-los, e será ouvido na sua oração quotidiana. E, quem respeita sua mãe, é como alguém que ajunta tesouros”. Observem, caros irmãos quantas lições de vida são recomendadas como o amparar, honrar, e não lhes causar desgostos. E ainda reforça, dizendo “não os humilhes em nenhum dos dias de suas vidas. (Eclo 15).
Continuando a forte lição de vida, S. Paulo segue em sua carta aos Colossenses 3 levando-nos a um mergulho para que sejamos sinceros na misericórdia, bondade, mansidão e paciência, e reforça para que saibamos suportar uns aos outros, porque somos amados por Deus e somos seus eleitos. Quanta riqueza a liturgia desta festa dedicada à Sagrada Família nos traz. Bebamos e saibamos saborear esta riqueza de ensinamentos para o nosso bem.
Mateus, no evangelho, mostra-nos como o destino de Jesus é ser rejeitado desde criança e perseguido por poderosos, mas Ele é querido por seu povo. A experiência de Jesus viver em Nazaré, cidade onde viviam os rejeitados e excluídos de seu tempo, nos traz também as situações da realidade de nossos dias, onde muitas famílias também experimentam a rejeição e exclusão de suas necessidades mais básicas.
Concluindo, irmãos, faz-se necessário expandir o reino de Deus e colocar em prática todas as propostas da Palavra de Deus, principalmente as desta liturgia deste domingo: honrar, respeitar, amparar e acolher os pais e todos os irmãos; ser misericordioso, praticar a bondade, mansidão e paciência e suportar uns aos outros e reforçando somos amados e eleitos de Deus.
Peçamos à Sagrada Família de Nazaré que nos ampare e fortaleça para sermos famílias acolhedoras. Amém!
Reflexão feita por Maria Angela Guenka – teóloga leiga e humilde servidora de Jesus Cristo.