QUINTA APÓS EPIFANIA

5ª FEIRA DEPOIS DA EPIFANIA

06/01/2022


LINKS AUXILIARES:


Leitura: 1 João 4,19-5,4

Salmo 71(72)-R- As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!

Evangelho de Lucas 4,14-22

Naquele tempo: 14Jesus voltou para a Galiléia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza. 15Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam. 16E veio à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura. 17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18'O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor.' 20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21Então começou a dizer-lhes: 'Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir.' 22aTodos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca. Palavra da Salvação.


Meu irmão, minha irmã!


Jesus pregou na sinagoga de Nazaré: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. Nós vivemos no tempo do cumprimento da Escritura ainda mais do que os habitantes de Nazaré, mesmo que não vejamos Jesus com nossos olhos nem o escutemos com nossos ouvidos. Com efeito, os contemporâneos de Jesus estavam ainda no início da transformação que Jesus iria realizar com a sua morte e ressurreição. Com a morte e a ressurreição, Jesus realizou toda a Escritura, e nós temos a alegria de viver nesse tempo da plenitude. A afirmação de Jesus: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir” vale mais para nós do que para os ouvintes da Sinagoga de Nazaré.


E é a liturgia que nos torna mais conscientes dessa nossa situação privilegiada: o mistério de Cristo se cumpriu realmente e essa é nossa alegria e privilégio.



DOM JULIO ENDI AKAMINE

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Créditos do áudio: Rádio Uniso