TERÇA-5TC

3ª FEIRA DA 5ª SEMANA COMUM

06/02/2024

São Paulo Miki e companheiros mártires

LINKS AUXILIARES:

ÁUDIO DO COMENTÁRIO DESTA PÁGINA

AS LEITURAS DESTA PÁGINA E DO MÊS TODO

TODOS OS VÍDEOS DE DOM JÚLIO


Leitura: 1 Reis 8,22-2327-30

Salmo 83(84) R- Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

Evangelho de Marcos 7,1-13

Naquele tempo: 1Os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. 3Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. 5Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: 'Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?' 6Jesus respondeu: 'Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: 'Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos'. 8Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens.'9E dizia-lhes: 'Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. 10Com efeito, Moisés ordenou: 'Honra teu pai e tua mãe'. E ainda: 'Quem amaldiçoa o pai ou a mãe, deve morrer'. 11Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: 'O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus'. 12E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas.' Palavra da Salvação.

Meu irmão, minha irmã!  

Mc 7,1-13

Jesus se opõe à tentativa e à tentação de reduzir a religião ao formalismo religioso. A religião não deve se limitar a mero legalismos mesquinho. Com efeito, cada coisa tem o seu lugar certo na escala de valores. Se uma coisa tem pouca importância, não devemos fazer escândalos por algo que não tem importância. O que não tem tanta importância deve permanecer como tal e não devemos dar-lhe mais importância do que merece. 

São as coisas importantes que fazem grande uma pessoa. Assim a fidelidade ao mandamento de Deus requer que a pessoa humana seja respeitada e que não seja diminuída. Jesus insiste que o mandamento de Deus está voltado para a dignidade humana. Por isso “honrar pai e mãe” é um mandamento importante porque honra a pessoa humana: honra os pais, e honra os filhos que agem dessa maneira com os pais. As coisas sem tanta importância, como as tradições humanas, podem mudar com os tempos, mas não podem ser mais importantes dos que o mandamento de honrar pai e mãe. 

É o egoísmo que procura pretextos para não ser fiel a esse mandamento, substituindo-o por prescrições meramente exteriores que além de esvaziarem o mandamento divino, estão na base auto-complacência de se julgar justo por cumprir meras tradições vazias.

Peçamos ao Senhor que nos faça fiéis aos seus mandamentos e não a meras prescrições formais.



DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso