SEGUNDA-5TC

2ª FEIRA DA 5ª SEMANA COMUM

05/02/202

Santa Águeda

LINKS AUXILIARES:

ÁUDIO DO COMENTÁRIO DESTA PÁGINA

AS LEITURAS DESTA PÁGINA E DO MÊS TODO

TODOS OS VÍDEOS DE DOM JÚLIO

 

Leitura: 1 Reis 8,1-7.9-13

Salmo  131(132) R- Subi, Senhor, para o lugar de vosso pouso!

Evangelho de Marcos 6, 53-56 

Naquele tempo: 53Tendo Jesus e seus discípulos acabado de atravessar o mar da Galiléia, chegaram a Genesaré e amarraram a barca. 54Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus. 55Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava. 56E, nos povoados, cidades e campos onde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados. Palavra da Salvação.


Meu irmão, minha irmã! 

Mc 6,53-56

O Evangelho de hoje descreve com simplicidade e sem racionalizações as curas que Jesus fazia. “Em toda a parte onde Jesus chegava – povoados, cidades ou campos –, traziam os enfermos para as praças... e todos os que tocavam (em Jesus) ficavam curados”.

As pessoas tinham compreendido que o Evangelho não era uma coisa abstrata, um mero ensinamento teórico, mas uma nova realidade que implicava uma melhoria concreta da própria situação de miséria. E Jesus, sensível ao sofrimento das pessoas, faz o que julga poder fazer em benefício dos doentes. 

A multidão dos necessitados reconhece Jesus imediatamente. É um mar de miséria que se lança sobre a Misericórdia humana e divinamente presente em Jesus. A necessidade da salvação e a Salvação, a miséria e a Misericórdia Divina se encontram num abraço apertado. O toque é necessário para exprimir o encontro pessoal. Não se trata de toque supersticioso e mágico. É toque pessoal, é toque que atinge o coração e a pessoa. É a finitude humana que roça de leve a infinitude divina que salva e cura.



DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso