SÁBADO-5TC

SÁBADO DA 5ª SEMANA COMUM

10/02/202

Santa Escolástica

LINKS AUXILIARES:

ÁUDIO DO COMENTÁRIO DESTA PÁGINA

AS LEITURAS DESTA PÁGINA E DO MÊS TODO

TODOS OS VÍDEOS DE DOM JÚLIO


Leitura: 1 Reis 12,26-32;13,33-34

Salmo  105(106) R- Lembrai-vos, ó Senhor, lembrai-vos; segundo o amor que demonstrais ao vosso povo.

Evangelho de Marcos 8,1-10

Naqueles dias, havia de novo uma grande multidão e não tinha o que comer. Jesus chamou os discípulos e disse: 2'Tenho compaixão dessa multidão, porque já faz três dias que está comigo e não têm nada para comer. 3Se eu os mandar para casa sem comer, vão desmaiar pelo caminho, porque muitos deles vieram de longe.' 4Os discípulos disseram: 'Como poderia alguém saciá-los de pão aqui no deserto?' 5Jesus perguntou-lhes: 'Quantos pães tendes?' Eles responderam: 'Sete.' 6Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois, pegou os sete pães, e deu graças, partiu-os e ia dando aos seus discípulos, para que os distribuíssem. E eles os distribuíam ao povo. 7Tinham também alguns peixinhos. Depois de pronunciar a bênção sobre eles, mandou que os distribuíssem também. 8Comeram e ficaram satisfeitos, e recolheram sete cestos com os pedaços que sobraram. 9Eram quatro mil, mais ou menos. E Jesus os despediu. 10Subindo logo na barca com seus discípulos, Jesus foi para a região de Dalmanuta. Palavra da Salvação.


Meu irmão, minha irmã! 

Mc 8,1-10

A multiplicação dos pães não é somente um milagre, um sinal da vinda do Reino ou um ato de sua benevolência. A multiplicação dos pães é sobretudo um sinal da atitude fundamental de Jesus: a misericórdia.

Jesus sempre se mostrou cheio de compaixão. No caso concreto de hoje, ele procura providenciar o pão para os afamados: afamados da Palavra de Deus e afamados do pão de cada dia. O seu socorro é superabundante: “todos comeram e ficaram saciados; e ainda sobraram sete cestos de pedaços de pão. Foram aproximadamente 4 mil pessoas que comeram”.

A fome física é acompanhada da fome da Palavra de Deus. Jesus oferece aos afamados da Palavra um alimento superabundante, que sacia e que nutre a vida eterna. Ele nutre as multidões com a Palavra que é Ele mesmo. 

Nossa Senhora é para nós modelo de quem sempre buscou e esteve atenta à Palavra de Deus. Ela ouviu a Palavra sem se preocupar consigo mesma, sem pensar em seus próprios projetos. Ela permitiu que sua vida fosse “perturbada” pela invasão da Palavra. Ela seguiu a Palavra imolada até ao Calvário. Por isso todas as gerações a chamam de bendita. Peçamos a Maria que nos obtenha de seu Filho Jesus a graça de obedecer sempre a Palavra.



DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso