SEGUNDA-34TC

2ª FEIRA DA 34ª SEMANA COMUM. -

25/11/2024 

Santa Catarina de Alexandria

LINKS AUXILIARES:

 

1ª Leitura: Apocalipse 14,1-3.4b-5

Salmo Responsorial 23(24)-R- É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel. 

 Evangelho Lucas 21,1-4

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 1Jesus ergueu os olhos e viu pessoas ricas depositando ofertas no tesouro do templo. 2Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. 3Diante disso, ele disse: “Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. 4Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver”. – Palavra da salvação.

Meu irmão, minha irmã! 


A delicadeza de Jesus deve nos encher de admiração e servir para nós de encorajamento. Aquela pobre viúva certamente não tinha orgulho algum de sua oferta. Pelo contrário, ela procurava ocultar a sua oferta de dar somente duas moedinhas. Afinal, o que eram esses trocados em comparação com as grandes quantias que alguns depositavam no tesouro do templo? Os ricos não só se orgulhavam de suas ofertas, mas ainda tornavam públicas as quantias.

Jesus é o único que percebe o que ninguém vê e que a viúva se esforçava para que permanecesse oculto aos olhos de todos. Por que somente Jesus vê? Ele vê, porque Jesus é como a viúva. Na viúva, Jesus se vê a si mesmo: Ele não dá muito, nem pouco. Ele dá tudo!

Isso deve ser para nós um encorajamento. Dando muito ou pouco, sempre devemos dar tudo. Se temos a possibilidade de dar muito não devemos nos envaidecer, porque esse muito nos foi dado por Deus. Se temos pouco a oferecer, devemos fazer o dom com humildade, pois Deus não vê as aparências mas a sinceridade e a generosidade do coração.


DOM JULIO ENDI AKAMINE

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Créditos do áudio: Rádio Uniso