QUINTA-30TC

5ª FEIRA DA 30ª SEMANA COMUM. -

31/10/2024 

LINKS AUXILIARES:

 

1ª Leitura: Efésios 6,10-20

Salmo Responsorial 143(144)R- Bendito seja o Senhor, meu rochedo!

 Evangelho Lucas 13,31-35

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 31Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: “Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar”. 32Jesus disse: “Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia, terminarei o meu trabalho. 33Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém. 34Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos como a galinha reúne os pintainhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! 35Eis que vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo, não me vereis mais, até que chegue o tempo em que vós mesmos direis: ‘Bendito aquele que vem em nome do Senhor’”. – Palavra da salvação.


Meu irmão, minha irmã!

 

Ef 6,10-20

Paulo diz categoricamente que devemos estar fortalecidos com a força que vem de Deus, se não fraquejaremos nas primeiras dificuldades. Ele pede que vistamos a armadura de Deus para poder resistir às manobras do diabo. São muitas as manobras do maligno que devemos enfrentar na vida, principalmente quem procura fazer o bem. Quantas ciladas são armadas para pessoas inocentes que só querem o bem, mas, devido à inveja e à maldade humana, são vítimas dos perversos. Pior ainda quando somos nós os perversos que desviam os inocentes do bem.

Diante dessa situação devemos estar revestidos da armadura de Deus, firmes na fé para superar todas as tentações. Paulo exorta para que estejamos cingidos com o cinturão da verdade, vestidos da couraça da justiça, calçados com o zelo a fim de propagar o evangelho da paz em meio ao mundo violento em que vivemos.

A arma que devemos usar é o escudo da fé e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus. Somente ela apaga as flechas do maligno. Não podemos descuidar também da oração. devemos rezar por todos, sobretudo por aqueles que assumiram a missão e vivem em áreas de conflito, os que enfrentam os poderosos e o crime organizado.



DOM JULIO ENDI AKAMINE

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Créditos do áudio: Rádio Uniso