SEXTA-28TC

São Lucas, evangelista. 

18/10/2024

LINKS AUXILIARES:

 

Primeira Leitura: 2Timóteo 4,10-17b 

Salmo Responsorial: 144(145)R- Ó Senhor, vossos amigos anunciam vosso reino glorioso!

 Evangelho: Lucas 10,1-9

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O reino de Deus está próximo de vós’”. – Palavra da salvação.

Meu irmão, minha irmã! 

Lc 10,1-9

O Evangelista Lucas é muito querido por nós porque ele é o evangelista de Nossa Senhora. Somente por ele foram transmitidos os eventos da anunciação, da visitação; somente ele nos narrou cenas do Natal, da apresentação no templo de Jerusalém. Podemos também considerar Lucas o evangelista do Coração de Jesus. Ele é o evangelista das parábolas do Filho Pródigo, da dracma perdida. É ele o evangelista da caridade: somente o seu evangelho nos narra a parábola do bom samaritano. Ele nos fala do amor de Jesus pelos pobres de maneira muito mais afetuosa do que os outros evangelistas: apresenta-nos a dor da viúva de Naim; descreve a acolhida da pecadora na casa de Simão o fariseu; relata a bondade para com Zaqueu, o chefe dos publicanos. 

São Lucas é, portanto, o evangelista da confiança, da paz, da alegria. Podemos também dizer que ele é o evangelista do Espírito Santo. Nos Atos dos Apóstolos, foi ele quem descreveu, com uma fórmula que se tornou cara para os cristãos, a comunidade unida porque tinha “uma só alma e um só coração”. É exatamente essa a expressão presente na oração da coleta: “Ó Deus, que escolhestes São Lucas para revelar em suas palavras e escritos o mistério do vosso amor para com os pobres, concedei aos que já se gloriam do vosso nome perseverar num só coração e numa só alma, e a todos os povos do mundo ver a vossa salvação”. Somente pessoas que não estão apegadas aos bens terrenos por amor do Senhor para servir os pobres podem formar um só coração e uma só alma.

O evangelho de Lucas é também o único que narra o envio em missão dos setenta e dois discípulos. Com o envio dos 72 discípulos a ação missionária junto das nações não é só legitimada, mas também antecipada. 

É também de São Lucas o particular que o Senhor os enviou dois a dois. Por que? Como bem explicou São Gregório: “Os discípulos são mensageiros do amor de Cristo. Se não houver ao menos dois, a caridade não é possível, porque ela não pode ser exercitada para si, mas é o amor ao outro”. O método do trabalho missionário é coerente com o conteúdo da mensagem que o missionário anuncia aos outros. Para anunciar o amor é preciso amar; para proclamar o Reino de Deus é preciso testemunhá-lo com a vida. 

Há muitos tesouros na obra de São Lucas que nós podemos receber com gratidão e reconhecimento. Que possamos receber dessas riquezas e fazer aquilo que é característico das obras de Lucas: nos entregar totalmente ao Senhor, ser seus discípulos, pronto a carregar a cruz de cada dia com Ele. Assim o nosso amor será autêntico e nos trará os frutos do Espírito: a paz, a alegria, a benevolência.



DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso