SÁBADO-28TC

SÁBADO DA 28ª SEMANA COMUM. - 

19/10/2024

BEATO TIMÓTEO GIACCARDO

LINKS AUXILIARES:

 

1ª Leitura: Efésios 1,15-23

Salmo Responsorial 8-R- Vós destes o domínio ao vosso Filho sobre tudo o que criastes

 Evangelho Lucas 12,8-12

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 8“Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus. 9Mas aquele que me renegar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus. 10Todo aquele que disser alguma coisa contra o Filho do homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. 11Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não fiqueis preocupados em como ou com que vos defendereis ou com o que direis. 12Pois nessa hora o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer”. – Palavra da salvação.


Meu irmão, minha irmã! 

Ef 1,15-23

É admirável o afeto de São Paulo pelos cristãos de Éfeso. Ele reza para que Deus aumente a fé dos Efésios: “irmãos, não cesso de dar graças a vosso respeito quando me lembro de vós em minhas orações. Que o Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer”. 

Devemos fazer como São Paulo: rezar sempre para que Deus nos dê um conhecimento cada vez mais profundo do mistério de Jesus a fim de que possamos progredir no amor. 

E Paulo ainda continua pedindo a Deu: “Que Ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá, qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos, e que imenso poder ele exerceu em favor de nós que cremos, de acordo com a sua ação e força onipotente”. O que São Paulo pede a Deus é que os efésios cresçam também na esperança. E nossa esperança está fundada na herança dos santos, no poder que Deus exerce em nosso favor e na sua ação onipotente. Em uma palavra, nossa esperança está totalmente fundada na ressurreição de Cristo. 

A carta de São Paulo se desenvolve de uma maravilha de Deus à outra. A sua carta é ritmada por uma sucessão de prodígios divinos realizados pelo Pai por meio de Cristo em favor dos cristãos.

As expressões de Paulo nesta carta são muito densas e não são fáceis de entender. Podemos, no entanto, nos unir a ele na sua ação de graças, no seu assombro, nas suas orações. Podemos pedir com ele os generosíssimos dons de Deus sobre toda a humanidade. Podemos com ele pedir que as pessoas tenham o coração aberto para receber os dons da fé, da esperança e da caridade de Deus.



DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Créditos do áudio: Rádio Uniso