QUARTA-28TC

4ª FEIRA DA 28ª SEMANA COMUM. -

16/10/2024 

STA. MARGARIDA MARIA

LINKS AUXILIARES:


1ª Leitura: Gálatas 5,18-25 

Salmo Responsorial 01- R- Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida!  

Evangelho Lucas 11,42-46

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse o Senhor: 42“Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Vós deveríeis praticar isso sem deixar de lado aquilo. 43Ai de vós, fariseus, porque gostais do lugar de honra nas sinagogas e de serdes cumprimentados nas praças públicas. 44Ai de vós, porque sois como túmulos que não se veem, sobre os quais os homens andam sem saber”. 45Um mestre da lei tomou a palavra e disse: “Mestre, falando assim, insultas-nos também a nós!” 46Jesus respondeu: “Ai de vós também, mestres da lei, porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis e vós mesmos não tocais nessas cargas nem com um só dedo”. – Palavra da salvação.

Meu irmão, minha irmã! 

Os fariseus e os doutores da lei parecem ser pessoas muito preocupadas com o cumprimento de normas e também com a perfeição dos outros, mas não se preocupam minimamente com o compromisso interior com as mesmas normas e perfeição.

Jesus critica os fariseus por causa da hipocrisia: eles parecem ter uma vida piedosa e santa, mas, por baixo da aparência bonita, está uma vida cheia de corrupção e de pecado. Transformaram a religião em um espetáculo visível, esquecendo o que é mais importante, ou seja, o amor e a justiça. 

É preciso que fique claro, na Escritura “justiça” e “amor” são equivalentes. Tanto a justiça quanto o amor estão relacionados ao mistério de Deus que quis estabelecer aliança com o seu povo na justiça e no amor. Assim, Deus é justo amando e perdoando o seu povo. O povo é justo recebendo o amor salvador de Deus e traduzindo-o na vida e nas relações concretas com as pessoas.

Jesus também critica duramente os doutores da lei, pois eles tinham desumanizado os antigos mandamentos de Deus, convertendo-os num peso insuportável de carregar. Conseguiram assim fazer com que a religião se tornasse num conjunto de regras e fizeram de Deus um juiz e um fiscal odioso. Pior ainda, exigindo dos outros perfeição, consideram-se isentos das obrigações impostas aos outros.

Não somos cristãos para anunciar uma religião feita somente de exterioridade e de legalismo. Como discípulos missionários somos enviados para partilhar com todos o tesouro do encontro com Cristo. 


Dom Júlio Endi Akamine

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso