SEXTA-24TC

6ª FEIRA DA 24 ª SEMANA COMUM

 20/09/2024

Sto. André K. Taegón e Paulo Chong Hasang e companheiros mártires. 


LINKS AUXILIARES:

 

1ª Leitura: 1 Coríntios 15,12-20

Salmo Responsorial 16(17)R- Ao despertar, me saciará vossa presença, ó Senhor!

Evangelho Lucas 8,1-3

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 1Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a boa-nova do reino de Deus. Os doze iam com ele; 2e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; 3Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam. – Palavra da salvação.


Meu irmão, minha irmã!  

1Cor 15,12-20

São Paulo evidencia a extraordinária solidariedade de Cristo: entre Ele e nós há uma solidariedade surpreendente: “se não há ressurreição dos mortos, então Cristo não ressuscitou”. Normalmente pensamos – e é justo pensar assim – que a ressurreição seja a causa da nossa ressurreição. São Paulo, porém, parece inverter causa e efeito: parece que a nossa ressurreição seja a causa da ressurreição de Cristo. Na verdade, o que São Paulo deseja é mostrar com toda clareza possível que Cristo ressuscitou para que nós também ressuscitemos. Por isso, se não ressuscitamos, isso significa que Cristo também não ressuscitou. 

Como Cristo se encarnou por nós e para a nossa salvação, assim Cristo ressuscitou por nós e para nossa ressurreição. A ressurreição de Cristo não acontece sem que nós também ressuscitemos.

“Por nós e para a nossa salvação”: pensemos com frequência nessa admirável solidariedade. É por ela que nós sepultados com Ele, com Ele ressuscitamos, com Ele somos amados pelo Pai. É exatamente esse “por nós” que nos dá a força e a alegria de poder dizer a Jesus: “é para ti, Senhor!” “Para ti suporto as canseiras desta vida; para ti eu ofereço os sofrimentos; para ti eu vivo esta alegria; para ti eu experimento consolo e felicidade”. 



DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso