QUINTA-24TC

5ª FEIRA DA 24 ª SEMANA COMUM

19/09/2024 

São Januário

LINKS AUXILIARES:

1ª Leitura: 1 Coríntios 15,1-11

Salmo Responsorial 117(118) R- Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!

 Evangelho Lucas 7,36-50

Naquele tempo: 36Um fariseu convidou Jesus para uma refeição em  sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa. 37Certa   mulher, conhecida na cidade como pecadora,  soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, 38e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume. 39Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: "Se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora". 40Jesus disse então ao fariseu: "Simão, tenho uma coisa para te dizer". Simão respondeu: "Fala, mestre!" 41"Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinquenta. 42Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?" 43Simão respondeu: "Acho que é aquele ao qual perdoou mais". Jesus lhe disse: "Tu julgaste corretamente". 44Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: "Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. 45Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. 46Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. 47Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor". 48E Jesus disse à mulher: "Teus pecados estão perdoados". 49Então, os convidados começaram a pensar: "Quem é este que até perdoa pecados?" 50Mas Jesus disse à mulher: "Tua fé te salvou. Vai em paz!" Palavra da Salvação.


Meu irmão, minha irmã!  

Destaco somente uma das maravilhas do evangelho que ouvimos hoje. Na verdade, foi o próprio Jesus que pôs em destaque: a fé da pecadora na misericórdia divina. É uma fé grande, porque são muitos os obstáculos entre essa pobre pecadora e Deus. Mas graças à sua fé, o Senhor não somente os destruiu todos, mas também lhe deu a paz.

Muitas vezes, quando pecamos não temos a mesma fé na bondade misericordiosa de Deus. Não pensamos na misericórdia divina, mas olhamos nosso pecado. Fixamos nosso olhar não em Deus, mas naquilo que precisamos cancelar. 

O evangelho de hoje, nos ensina que não podemos mudar nada de nosso passado; nem o arrependimento mais dolorido, nem a morte podem cancelar o pecado cometido. O único que pode cancelar a nossa culpa é Deus. Somente Jesus tem o poder de perdoar os pecados.

Quando caímos no pecado, a fé nos faz pensar mais na misericórdia, no amor de Jesus, do que à nossa indignidade. Somente a misericórdia pode cancelar a nossa culpa, por isso o arrependimento deve nos abrir ainda mais à fé em Deus.

DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso