TERÇA-21TC

3ª FEIRA DA 21 ª SEMANA COMUM

27/08/2024

Santa Mônica

LINKS AUXILIARES:


1ª Leitura: 2 Tessalonicenses 2,1-3a.14-17

Salmo Responsorial 95(96)R-O Senhor vem julgar nossa terra. 

Evangelho Mateus 23,23-26

 

Naquele tempo, disse Jesus: 23Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vós deveríeis praticar isto, sem contudo deixar aquilo. 24Guias cegos! Vós filtrais o mosquito, mas engolis o camelo. 25Aí de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós limpais o copo e o prato por fora, mas, por dentro, estais cheios de roubo e cobiça. 26Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, para que também por fora fique limpo. Palavra da Salvação.

 

Meu irmão, minha irmã! 

 

Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! As severíssimas palavras de Jesus são dirigidas a nós também porque elas criticam alguns comportamentos que facilmente podem ser também os nossos. A atenção aos detalhes externos, às minúcias, é boa somente se ela está unida a uma conversão verdadeira que nos faz praticar os “ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade”.

De outra forma, há o risco de que o motivo das nossas ações seja na verdade o orgulho, as preocupações para a nossa fama e o nosso sucesso, a obsessão pela nossa imagem exterior. Peçamos ao Senhor que Ele nos chame para a interioridade que vivifica a observância externa. Devemos “praticar todas estas coisas sem, contudo, deixar aquilo.

 

DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso