SEGUNDA-21TC

2ª FEIRA DA 21 ª SEMANA COMUM

26/08/2024

LINKS AUXILIARES:

 

1ª Leitura: 2Tessalonicenses 1,1-5.11b-12 

Salmo Responsorial 95(96)-R- Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações!

 Evangelho Mateus 23,13-22 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus: 13“Ai de vós, mestres da lei e fariseus hipócritas! Vós fechais o reino dos céus aos homens. Vós, porém, não entrais nem deixais entrar aqueles que o desejam.[14] 15Ai de vós, mestres da lei e fariseus hipócritas! Vós percorreis o mar e a terra para converter alguém e, quando o conseguis, o tornais merecedor do inferno, duas vezes pior do que vós. 16Ai de vós, guias cegos! Vós dizeis: ‘Se alguém jura pelo templo, não vale; mas, se alguém jura pelo ouro do templo, então vale!’ 17Insensatos e cegos! O que vale mais, o ouro ou o templo, que santifica o ouro? 18Vós dizeis também: ‘Se alguém jura pelo altar, não vale; mas, se alguém jura pela oferta que está sobre o altar, então vale!’ 19Cegos! O que vale mais, a oferta ou o altar, que santifica a oferta? 20Com efeito, quem jura pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele. 21E quem jura pelo templo, jura por ele e por Deus, que habita no templo. 22E quem jura pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado”. – Palavra da salvação

 

Meu irmão, minha irmã! 

As palavras severíssimas de Jesus correspondem à gravidade do pecado que ele denuncia. Há um mal que ocorre como uma transgressão aberta e explícita da lei. Quando isso acontece é fácil reconhecer o mal como mal. Mas há um mal que se traveste de bem, que se disfarça de observância religiosa que se mascara de prática religiosa. Esse mal é muito difícil de ser reconhecido, porque o que vemos é a roupagem de bem com o qual o mal se reveste. O mal que se apresenta maquiado de bem e de piedade religiosa é o pecado da hipocrisia. Ambos são muito prejudiciais, porque tanto um quanto outro são o mal. Mas a hipocrisia engana os outros e manipula as consciências.

Jesus amaldiçoa a hipocrisia em suas mais variadas formas. Condena a hipocrisia de quem fala, mas não pratica o que exige dos outros; amaldiçoa a hipocrisia de se iludir com o aumento de adeptos sem se preocupar em formá-los para a vida; amaldiçoa a hipocrisia que separa a exterioridade impecável que esconde uma interioridade pervertida.

 

DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso