QUARTA-16TC

4ª FEIRA DA 16 ª SEMANA COMUM 

24/07/2024

São Charbel Makhluf

LINKS AUXILIARES:


1 Leitura: Jeremias 1,1.4-10

Salmo Responsorial 70 (71) Minha boca anunciará vossa justiça. 

Evangelho Mateus 13,1-9 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – 1Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se às margens do mar da Galileia. 2Uma grande multidão reuniu-se em volta dele. Por isso Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé, na praia. 3E disse-lhes muitas coisas em parábolas: “O semeador saiu para semear. 4Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram. 5Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda. 6Mas, quando o sol apareceu, as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raiz. 7Outras sementes caíram no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas. 8Outras sementes, porém, caíram em terra boa e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente. 9Quem tem ouvidos ouça!” – Palavra da salvação


Meu irmão, minha irmã! 


Mt 13,1-9

Há três elementos importantes na parábola de Cristo: o semeador, a semente e os terrenos. O semeador e a semente são os mesmos, são elementos bons, uma vez que o semeador é Jesus Cristo e a semente é a Palavra do Reino que Jesus espalha em todos os corações. Os terrenos, por sua vez, são diferentes entre si, assim como os corações dos ouvintes variam de pessoa para pessoa. O que distingue um coração do outro é a disponibilidade para acolher a Palavra semeada e os frutos que se produzem ao colocar em prática a Palavra. Há quatro tipos de terrenos que indicam os quatro tipos de coração, ou melhor, as quatro diferentes disposições dos corações que recebem a Palavra. Dentre esses quatro tipos de terreno só um produz fruto. Dentre as quatro diferentes disposições do coração, só uma possibilita a semente produzir fruto.

Há um coração endurecido, que se tornou inacessível à Palavra e nunca a recebe. Há outro coração cuja disposição só oferece à Palavra a superfície de si mesmo e, por isso, é se tornou incapaz de sustenta a Palavra a longo tempo. Há um outro coração que está divido por preocupações contraditórias que acha que pode servir a dois senhores, que deseja obedecer à Palavra, mas que, ao mesmo tempo, está tomado pelas preocupações deste mundo.

Aprendamos da parábola a lição: a Palavra é semeada, é oferecida e é dada a nós gratuitamente, mas precisamos recebê-la com coração aberto, é preciso obedecê-la com decisão e perseverança até o fim; é preciso arrancar do coração tudo aquilo que sufoca o desenvolvimento da Palavra. 



DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso