TERÇA-15TC

NOSSA SENHORA DO CARMO

16/07/2024 

LINKS AUXILIARES:


1ª Leitura: Zacarias 2,14-17

Salmo Responsorial Cântico Lucas 1,46-55-R- O Poderoso fez em mim maravilhas, e Santo é o seu nome. 

Evangelho Mateus 12,46-50  

 Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. – Palavra da salvação.


Meu irmão, minha irmã! 

Mt 12,46-50

A festa de hoje recorda a herança espiritual do profeta Elias, como contemplativo e valente defensor da fé no único Deus. No século XI, alguns eremitas se recolheram no Monte Carmelo para se dedicar, dia e noite, ao serviço de Jesus Cristo, tendo como modelo inspirador o profeta Elias. Eles se confiaram à proteção de Maria, vista como Mãe, patrona, irmã e modelo. 

Hoje somos convidados a renovar o nosso desejo de ter Maria como nossa mãe. Ela nos foi dada por Jesus; a ela nos dirigimos como filhos amados. Maria quer nos gerar para a vida da graça, assim como ela deu à luz o Filho de Deus. 

Queremos nos confiar a Maria como nossa Protetora. São grandes os perigos pelos quais passamos nesta vida. Sabemos como somos fracos e como são grandes as tentações que podem nos fazer perder a vida eterna. Tememos e trememos ante os males que ameaçam destruir nossa vida e a avalanche da maldade que pode nos soterrar. Diante de tantos perigos, podemos contar com a proteção de Maria. Ela é nossa defensora dos poderes demoníacos.

Recebemos Maria como nossa irmã. Pela sua fé, Maria aderiu ao plano de Deus e colaborou com a salvação da humanidade. Com a encarnação do Verbo, se estabeleceu entre todos nós uma nova solidariedade: tornamo-nos irmãos por causa de nossa união com Jesus. A nossa fraternidade, portanto, não é criada por iniciativa nossa, nem se sustenta pelas nossas simpatias; ela é obra de Deus que nos enviou o Filho. Maria é nossa irmã mais querida e excelsa; é a irmã que nos une a Cristo porque está mais intimamente ligada a Ele.

Por fim, nos esforçamos em seguir o exemplo de Maria na sua vida de fé e de obediência a Deus. Ela é nosso modelo, porque, como ninguém, fez a vontade do Pai dos céus. Jesus a exaltou, e Isabel a reconheceu como aquela que acreditou! Nós a temos como modelo e queremos também fazer a vontade de Deus para ter com Jesus a mesma relação de familiaridade e de intimidade de Maria.



DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso