QUINTA-15TC

5ª FEIRA DA 15ª SEMANA COMUM

18/07/2024

LINKS AUXILIARES:


1ª Leitura: Isaías 26, 7-9.12.16-19

Salmo Responsorial 101 (102) O Senhor olhou a terra do alto céu.

Evangelho Mateus 11,28-30

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28“Vinde a mim, todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. – Palavra da salvação.


Meu irmão, minha irmã!

Is 26,7-9.12.16-19

Muitas vezes procuramos Deus onde Ele não se encontra. Isaías nos ensina a buscar Deus em nossa interioridade: “quando vem a noite anseia por ti a minha alma e com a força do espírito te procuro no meu íntimo”. Essas palavras de Isaías soavam estranhas para o povo habituado a procurar Deus no trovão da tempestade, na pompa do templo, na magnificência dos sacrifícios cultuais. Isaías afirma, no entanto, que o justo dos novos tempos buscará Deus dentro de si mesmo!

Cristo irá acrescentar que nem em Garizim nem em Jerusalém, o Pai seria adorado, mas em espírito e verdade! E são estes que adoram em espírito e em verdade que agradam ao Pai.

A partir dessa busca de Deus na interioridade, os fiéis reconhecem que toda a história é história da salvação, ou seja, é Deus que conduz a história e não os jogos políticos, nem a violência dos poderosos. As imagens, nesse sentido, são muito expressivas. As pessoas são obrigadas a reconhecer que sem Deus não é possível fazer nada. Sem Deus, os esforços humanos são como as terríveis dores do parto que só geram o vento, o vazio e o nada. Sem Deus, qualquer empreendimento humano não passa de um aborto. Ou como dirá São Paulo: sem a graça sequer podemos pronunciar o nome de Jesus de forma proveitosa.


DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso