SEGUNDA-14TC

2ª FEIRA DA 14ª SEMANA COMUM

08/07/2024

Santos Agostino Zhao Rong e Companheiros mártires

LINKS AUXILIARES:


1ª Leitura: Oseias 2,16.17b-18.21-22

Salmo Responsorial 144 (145)R- Misericórdia e piedade é o Senhor 

Evangelho Mateus 9,18-26

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – 18Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele e disse: “Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela, e ela viverá”. 19Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos. 20Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos veio por trás dele e tocou a barra do seu manto. 21Ela pensava consigo: “Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada”. 22Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: “Coragem, filha! A tua fé te salvou”. E a mulher ficou curada a partir daquele instante. 23Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada 24e disse: “Retirai-vos, porque a menina não morreu, mas está dormindo”. E começaram a caçoar dele. 25Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão e ela se levantou. 26Essa notícia espalhou-se por toda aquela região. – Palavra da salvação


Meu irmão, minha irmã!

Mt 9,18-26

O evangelho de hoje nos apresenta dois milagres misturados. Para entender bem esses dois milagres é preciso partir da ressurreição da menina do chefe. Chegando na casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e as pessoas transtornadas pela morte da menina. Quem não se emociona quando a morte atinge crianças?

E, no entanto, Jesus faz uma afirmação que dá a oportunidade de todos manifestarem a própria incredulidade e falta de fé. Ao dizer que a menina não morreu, mas que está dormindo, Jesus se manifesta como o portador da vida. Ele, de fato, é a vida e a ressurreição. A menina só está esperando alguém que a desperte e a levante. É o que faz Jesus com naturalidade: toma a menina pela mão, e ela se levanta. Jesus não precisa orar, não invoca o Pai, não faz exorcismo algum. Com simplicidade toma a menina pela mão. Só isso basta para trazer a menina de volta para a vida.

Jesus é a ressurreição e a vida. Assim ele age na ressurreição da menina: basta que Ele esteja presente para a menina se levantar.

A partir disso, podemos entender também o milagre da mulher que sofria de hemorragia há 12 anos. Ao tocar na barra do manto, ela é curada de seu mal. Se Jesus pode trazer a menina de volta para a vida, pode também curar a mulher da doença. Quem pode fazer o maior pode também realizar o menor. A cura da mulher revela que Jesus se interessa não somente pela vida eterna e pela ressurreição, mas também pelo bem-estar físico das pessoas. É um erro separar saúde física e espiritual, vida física e vida eterna. Evidente há uma importância maior da vida eterna sobre esta vida terrena, mas isso não significa descuido ou desprezo pela vida atual.



DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Créditos do áudio: Rádio Uniso