SEXTA-11TC

6ª FEIRA DA 11ª SEMANA DO TEMPO COMUM 

21/06/202

São Luiz Gonzaga

LINKS AUXILIARES:


1ª. Leitura –  2 Reis 11,1-4.9-18.20

Salmo 131(132) R- O Senhor preferiu Jerusalém por sua morada

Evangelho Mateus 6,19-23 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 19“Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e os ladrões assaltam e roubam. 20Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem nem os ladrões assaltam e roubam. 21Porque onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. 22O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. 23Se o teu olho está doente, todo o teu corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão”. – Palavra da salvação.


Meu irmão, minha irmã! 

Mt 6,19-23

Parece não haver relação entre a primeira e a segunda parte do evangelho de hoje. Na verdade, há uma profunda relação entre elas.

O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o corpo é sadio. Se o teu olho está doente, todo o teu corpo ficará na escuridão. A doença do olho é a concupiscência e a cupidez. Quando somos dominados por eles, não vemos o outro como pessoa, mas somente como objeto de nosso interesse, de nosso lucro e de nosso prazer. Isso nos leva a viver na escuridão. A cupidez nos leva a pensar que a vida consista em ajuntar tesouros aqui na terra. Esse modo de ver a vida é como a doença dos olhos: só o que vemos é dinheiro, lucro e prazer. 

Jesus deseja curar os nossos olhos para que assim nosso corpo esteja na luz. Olho sadio é a intenção pura, é o olhar contemplativo que enxerga a realidade não somente no seu aspecto econômico e material. É um olho capaz de enxergar de fato a realidade. 

Peçamos ao Senhor que nos cure os olhos. Que vejamos! Que O vejamos!



DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso