SEGUNDA-11-TC

SEGUNDA-FEIRA DA 11ª SEMANA COMUM

17/06/2024 

LINKS AUXILIARES:


Primeira Leitura: Primeira Leitura: 1 Reis 21,1-16

Salmo Responsorial 5 R- Atendei o meu gemido, ó Senhor!

Evangelho: Mateus 5,38-42 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 38“Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ 39Eu, porém, vos digo, não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! 40Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! 41Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! 42Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado”. – Palavra da salvação.

Meu irmão, minha irmã!

 

Mt 5,38-42

Ouvistes o que foi dito, olho por olho dente por dente. A lei do Talião é uma evolução para a humanidade. Evolução que não é suficiente para viver com humanidade, mas uma evolução! Para que se possa viver com humanidade é preciso fazer o que Cristo nos ensina: “dar a outra face”, “deixar que levem o manto”, “caminhar dois quilómetros”. Será que isso é uma resposta adequada ao problema da violência? Se nós não reagimos, não estaremos permitindo que a violência cresça sem limites?

Jesus nos pede algo muito simples e também muito exigente. Para vencer a violência, Jesus propõe uma reação surpreendente e eficaz: não pagar o mal com o mal, mas vencer o mal com o bem! O mal só será impedido, se contra ele erguermos o muro do bem. Quando respondemos ao mal com o mal, nós só o reforçaremos.

A misericórdia não é contrária a justiça. A misericórdia é o oposto da vingança, mesmo que se trate de uma vingança controlada e equivalente ao mal recebido. A vingança não pode frear o mal. Somente o bem pode se opor ao mal e impedir a sua propagação.

Olho por olho, dente por dente: esta sentença estava na Lei (Ex 21,25). Era a lei do Talião; fora da Bíblia estava também no Código de Hamurabi. Mesmo que hoje pareça dura demais, na época foi uma conquista civil para limitar a vingança que, se deixada sem controle, tende a retribuir o mal com um mal muito maior. Considere a lei de Lamec (Gn 4,23-24). Segundo a lei do Talião, a pena deve ser igual ao delito. Jesus entende que esta lei deve ser superada. Devolver na mesma medida continua a retroalimentar a violência. O perdão e a misericórdia são o único modo de dar fim à espiral da violência-vingança-violência ainda maior.

Dar a outra face é a imagem concreta desse combate à violência com o perdão. Ao ser esbofeteado pelo soldado Jesus não “deu a outra face” em senso literal. Ofereceu sim a outra face, dizendo: “se falei a verdade porque me bates?” (Jo 18,23). Ele ofereceu a face da verdade.

É mais fácil odiar do que amar. Amar exige opção, generosidade, doação. Mas é quando amamos que nos tornamos verdadeiramente humanos e vencemos a violência.


DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso