QUINTA-11TC

QUINTA-FEIRA DA 11ª SEMANA COMUM 

20/06/2024

LINKS AUXILIARES:


1ª. Leitura – Eclesiástico 48, 1-15 (grego: 1-14

Salmo 96(97) R- Ó justos, alegrai-vos no Senhor! 

Evangelho Mateus 6,7-15


7  Quando orardes, não useis de muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. 8 Não sejais como eles, pois o vosso Pai sabe do que precisais, antes de vós o pedirdes. 9 Vós, portanto, orai assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10 venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, como no céu, assim também na terra. 11 O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12 Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos que nos devem. 13 E não nos introduzas em tentação, mas livra-nos do Maligno. 14 De fato, se vós perdoardes aos outros as suas faltas, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15 Mas, se vós não perdoardes aos outros, vosso Pai também não perdoará as vossas faltas. 


Meu irmão, minha irmã! 

Mt 6,7-15

Jesus nos chama à conversão de nossa oração. Antes de tudo, ele nos fala para não sermos como os pagãos, que acreditam que as suas palavras são a coisa mais importante. A oração de Jesus nos ensina que o que é mais importante não são as nossas palavras, mas a ação de Deus: venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade.

As nossas belas palavras e nossos pensamentos mais bonitos podem nos iludir: pensamos que são eles que convencem Deus ou que Lhe ensinam algo ou que o force a fazer a nossa vontade ou que O convença da razão de nossos argumentos. Isso não é cristianismo. É paganismo pensar que Deus precise ser ensinado de algo, ser convencido por nós, ser pressionado a fazer algo, ser alertado para uma nossa necessidade.

Para que não tenhamos esse comportamento pagão, Jesus nos entrega a oração do Pai-nosso que realmente transforma a nossa oração, que muda a nossa oração até a raiz. Com a oração do Senhor, Deus atende a nossa oração, porque antes nós atendemos Deus que deseja agir em nós. Se rezarmos como Jesus nos ensinou, a oração poderá realmente transformar a nossa vida.

É muito educativa a oração do Senhor. Ela começa com pedidos que ser referem ao Pai: santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade... Em nosso egoísmo, não iniciamos nunca nossa oração. Jesus nos ensina a começar a nossa oração nos colocando diante de Deus para contemplar Deus e desejar conhecê-lo, amá-lo e fazer o que é de seu agrado.

A oração de Jesus nos educa também em relação a nossa vida. 

O pão nosso de cada dia dai-nos hoje... é uma oração de confiança e de limitação. Não pedimos a riqueza nem que tenhamos a segurança para o resto da vida. Pedimos o pão de hoje. Nisto está a confiança e a limitação. Sim é preciso confiança e limitação na oração! isso para que estejamos abertos a Deus (confiança) e para que busquemos não só a vida terrena, mas principalmente a vida eterna (limitação). Assim nosso pedido pelo pão nos impulsiona a buscar o pão do céu.

Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. Jesus nos educa a nossa oração nos mostrando que o amor que Deus nos dá está ligado ao amor fraterno. 

E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Jesus nos ensina a não pedir que sejamos poupados ou libertados dos sofrimentos, mas que sejamos livres do mal. É verdade que podemos considerar a doença também um mal. Mas essas duas coisas são diferentes, e uma doença, quando vivida em união com Cristo, pode ser grande bem para o doente, para os outros e para a Igreja. De qualquer forma, pedimos que, enquanto os sofrimentos forem realmente um mal, que sejamos libertos deles, mas aceitamos os sofrimentos em comunhão com Jesus. O importante e o decisivo é que sejamos livres do pecado que é cair na tentação, porque o pecado é ruptura com Deus. 

OM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso