SEGUNDA-1TC

SEGUNDA FEIRA DA 1ª SEMANA DO TEMPO COMUM

10/01/2022

LINKS AUXILIARES:


Leitura: 1 Samuel 1,1-8

Salmo 115(116) R- Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor

Evangelho de Marcos 1,14-20

Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galiléia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15'O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!' 16E, passando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 17Jesus lhes disse: 'Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens'. 18E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus. 19Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; 20e logo os chamou. Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados, e partiram, seguindo Jesus. Palavra da Salvação.


Meu irmão, minha irmã!

O início do livro de Samuel é também o início da história de Ana. A sua história começa mal. Começa no sofrimento. Ele é uma mulher infeliz e humilhada porque é estéril e porque a sua rival a despreza por isso. Todo esse sofrimento leva Ana ao desespero, mas mesmo assim esse início é também o começo de uma vida feliz e fecunda. O Senhor a olhava com compaixão. Jesus proclamou: Bem-aventurados os que choram porque serão consolados.


Um início infeliz não deve nunca nos levar ao desespero. Pelo contrário deve nos abrir a uma grande esperança, porque Deus é capaz, ou melhor, deseja transformar os sofrimentos em alegria. Se nos confiamos a Deus a tristeza pode ser transformada em alegria. Foi o que aconteceu com Ana. A esterilidade de Ana se tornou fecundidade, e a sua tristeza se transformou em alegria. Esse é o modo como Deus age: ele permite sofrimentos porque deseja nos dar bens extraordinários.


DOM JULIO ENDI AKAMINE

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Créditos do áudio: Rádio Uniso