QUINTA APÓS CINZAS

5ª FEIRA DEPOIS DAS CINZAS

15/02/2024 


 LINKS AUXILIARES:


Leitura: /Deuteronômio 30,15-20 

Salmo 1-R- É feliz quem a Deus se confia! 

Evangelho de Lucas 9, 22-25

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 22'O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia.' 23Depois Jesus disse a todos: 'Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. 25Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo? Palavra da Salvação.


Meu irmão, Minha irmã! 

Lc 9,22-25

Estamos no início da quaresma, e o Evangelho de hoje nos recorda que diante de nós há duas vias e que devemos escolher aquela que nos conduz a salvação.

Jesus nos apresenta os dois caminhos: o da gratificação imediata e o da renúncia que nos conduz à salvação. “Quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la”, esse é o caminho da perdição. “Quem perder a sua vida por causa de mim, essa a salvará”, esse é o caminho da salvação. 

Como podemos trilhar o caminho de perder para ganhar? Deus nos indicou o caminho nos enviando o próprio Filho que percorreu por primeiro o caminho da salvação. É um caminho difícil, mas que também promete a vida: “O Filho do homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da lei, deve ser morto e ressuscitar ao terceiro dia”. Sabemos que quem segue o Senhor não erra nunca. Digamos a ele que queremos segui-lo no sacrifício para estar com Ele na glória.



DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso