SEXTA-5Q

6ª FEIRA DA 5ª SEMANA DA QUARESMA

22/03/2024

LINKS AUXILIARES:


Leitura: Jeremias 20,10-13

Salmo Responsorial 17(18) R- Ao Senhor eu invoquei na minha angústia e ele escutou a minha voz.   

Evangelho: João 10,31-42

Naquele tempo: 31Os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. 32E ele lhes disse: 'Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?' 33Os judeus responderam: 'Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!' 34Jesus disse: 'Acaso não está escrito na vossa Lei: 'Eu disse: vós sois deuses'? 35Ora, ninguém pode anular a Escritura: se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus, 36por que então me acusais de blasfêmia, quando eu digo que sou Filho de Deus, eu a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo? 37Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim. 38Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras,  para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai.' 39Outra vez procuravam prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles. 40Jesus passou para o outro lado do Jordão, e foi para o lugar onde, antes, João tinha batizado. E permaneceu ali. 41Muitos foram ter com ele, e diziam: 'João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem, é verdade.' 42E muitos, ali, acreditaram nele. Palavra da Salvação.


Meu irmão, minha irmã!

Jo 10,31-42

Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim. Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai.

Jesus revela o Pai não somente através de palavras, mas também com suas obras e sua vida. Como seria belo se também nós fizéssemos o mesmo! Ou seja, mostrar a nossa união com Deus não somente com palavras, mas também com o nosso comportamento e com a nossa vida!

Devemos manifestar a nossa união com Deus em nossas atividades, em nosso modo de reagir diante das circunstâncias difíceis da vida! Como Jesus, devemos mostrar as nossas obras ao mundo, depois de ter recebido essas obras do Pai. Apresentar o que recebemos do Pai como uma luz que ilumina e faz ver o amor que Cristo quer difundir no mundo.

As obras devem fazer os outros reconhecer uma recíproca imanência: o Pai está em mim e eu estou no Pai! Que nesta quaresma, possamos estar mais em Deus, permitindo que Ele esteja em nós! 



DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso