QUARTA-5Q

4ª FEIRA DA 5ª SEMANA DA QUARESMA

20/03/2024

LINKS AUXILIARES:


Leitura: Daniel 3,14-20.24.49ª.91-92.95

Salmo Responsorial Daniel 3 - R-  A vós louvor, honra e glória eternamente!

Evangelho: João 8,31-42

Naquele tempo: 31Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: 'Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, 32e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.' 33Responderam eles: 'Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: `Vós vos tornareis livres'?' 34Jesus respondeu: 'Em verdade, em verdade vos digo, todo aquele que comete pecado é escravo do pecado.35O escravo não permanece para sempre numa família, mas o filho permanece nela para sempre. 36Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. 37Bem sei que sois descendentes de Abraão; no entanto, procurais matar-me, porque a minha palavra não é acolhida por vós. 38Eu falo o que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai.' 39Eles responderam então: 'O nosso pai é Abraão.' Disse-lhes Jesus: 'Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão! 40Mas agora, vós procurais matar-me, a mim, que vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isto, Abraão não o fez. 41Vós fazeis as obras do vosso pai.' Disseram-lhe, então: 'Nós não nascemos do adultério, temos um só pai: Deus.' 42Respondeu-lhes Jesus: 'Se Deus fosse vosso Pai, vós certamente me amaríeis, porque de Deus é que eu saí, e vim. Não vim por mim mesmo, mas foi ele que me enviou. Palavra da Salvação.


Meu irmão, minha irmã!

Jo 8,31-42

Jesus nos fala da verdadeira liberdade. Fala também que para ser livre de verdade é preciso obedecer a Deus no mais profundo do coração.

Os inimigos de Jesus não são fiéis a Deus: o coração deles escuta uma outra voz, que é a voz do diabo. Assim o pai deles é o diabo. De fato, os inimigos querem matar Jesus, não porque tenha feito algo errado, mas porque Jesus diz a verdade, e eles não suportam a verdade. A verdade é para eles incômoda porque desmascara a suas obras más e as suas intenções malvadas.

Jesus diz: “Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão!”. Devemos fazer as obras do Pai para sermos realmente seus filhos. Para isso não basta sermos batizados, é necessário viver o batismo! É preciso crescer como verdadeiros filhos de Deus, escutando a sua Palavra e deixando que ela lance raízes em nosso coração. É necessário deixar que ela tome pouco a pouco a nossa vida.

Assim perseverando na fidelidade à Palavra, nós seremos realmente livres. O Filho nos torna livres: livres do pecado que nos escraviza, nos liberta da inveja que nos separa dos outros, nos livra da preguiça e do orgulho que nos paralisam.

A liberdade cristã não somente nos liberta do pecado, ela nos faz livres para produzir os frutos do Espírito: o amor, a alegria, a paz, a paciência, a benevolência, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio de si. A liberdade de Cristo é “liberdade de” e “liberdade para”.

Só é livre de verdade quem rejeita a mentira. Somos bombardeados constantemente por mentiras disfarçadas de verdade, meias verdades sedutoras, ideologias de plantão, que escravizam nosso coração. Precisamos ser livres da mentira!

A verdade não é uma teoria, é uma pessoa. E o nome da verdade é Jesus, caminho verdadeiro para a vida. Quem encontra Jesus e se torna seu seguidor, o seu discípulo, encontrou a verdade. Mas nós sabemos em quem colocamos a nossa confiança. Ao receber Jesus, somo livres para amar.

Nesta quaresma, procuremos pedir essa liberdade a Jesus. Que ele nos dê o seu Espírito para sermos realmente livres.



DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso