SÁBADO-4Q

SÁBADO DA 4ª SEMANA DA QUARESMA

16/03/2024

LINKS AUXILIARES:


Leitura: Jeremias 11,18-20

Salmo Responsorial 7 - R- Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio!

Evangelho: João 7,40-53

Naquele tempo: 40Ao ouvirem as palavras de Jesus, algumas pessoas da multidão diziam: 'Este é, verdadeiramente, o Profeta.' 41Outros diziam: 'Ele é o Messias'. Mas alguns objetavam: Porventura o Messias virá da Galiléia? 42Não diz a Escritura que o Messias será da descendência de Davi e virá de Belém, povoado de onde era Davi?' 43Assim, houve divisão no meio do povo por causa de Jesus. 44Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém pôs as mãos nele. 45Então, os guardas do Templo voltaram para os sumos sacerdotes e os fariseus, e estes lhes perguntaram: 'Por que não o trouxestes?' 46Os guardas responderam: 'Ninguém jamais falou como este homem.' 47Então os fariseus disseram-lhes: 'Também vós vos deixastes enganar? Por acaso algum dos chefes ou dos fariseus acreditou nele? 49Mas esta gente que não conhece a Lei, é maldita!' 50Nicodemos, porém, um dos fariseus, aquele que se tinha encontrado com Jesus anteriormente, disse: 51'Será que a nossa Lei julga alguém, antes de o ouvir e saber o que ele fez?' 52Eles responderam: 'Também tu és galileu, porventura? Vai estudar e verás que da Galiléia não surge profeta.'  53E cada um voltou para sua casa. Palavra da Salvação. 


Meu irmão, minha irmã!


Jo 7,40-53

O evangelho nos recorda o conflito entre Jesus e os chefes do povo. É um tempo de controvérsias, de hostilidade verbal. Alguns ouvintes de Jesus estão convencidos de que ele é de fato um profeta, outros chegam a afirmar que ele é o Cristo. Mas os inimigos de Jesus querem prendê-lo, não querem escutar, tapam os ouvidos e fecham os olhos para não reconhecer a verdade.

É este o modo de agir do mal também hoje. Cada um tem seu ponto de vista e escuta somente aquilo que corresponde às suas opiniões: o resto é ignorado.

Assim acontece conosco também: não queremos ver as coisas como elas são, mas somente segundo nossos critérios e interesses. Temos nossas ideias e nos recusamos a ver as coisas que vão no sentido contrário, escutando somente aquilo que favorece os nossos projetos. Ora, esta atitude de rejeição da verdade é rejeição do próprio Cristo, porque toda ação contrária à verdade é rejeição de Cristo.



DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso