SEGUNDA-2Q

2ª FEIRA DA 2ª SEMANA DA QUARESMA

26/02/2024


 LINKS AUXILIARES:


1ª Leitura - Dn 9, 4b-10 

Salmo - Sl 78 (79)-R. O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas 

Evangelho - Lc 6,36-38 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 36Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos.' Palavra da Salvação.


Meu irmão, Minha irmã!

Lc 6,36-38

Para que possamos permanecer na misericórdia de Deus é preciso que estejamos abertos aos outros na misericórdia. “Sede misericordiosos como o Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados”. 

A verdadeira generosidade em relação aos outros brota da humildade de quem se reconhece amado e perdoado por Deus. A pessoa que sabe que foi perdoada pelo Senhor, quando dá algo aos outros, o faz sem orgulho, sentindo-se somente instrumento da misericórdia de Deus.

No Evangelho de hoje há uma palavra muito consoladora porque demonstra que o Senhor confia em nós. “Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós sereis também medidos”.

O Senhor tem confiança que nós, ajudados pela sua graça, seremos capazes de dar aos outros uma medida boa, calcada, sacudida e transbordante. Deus nos dá a alegria de sermos generosos com os outros para sermos, depois, recompensados generosamente pelo Pai Celeste. Acolhamos com coração humilde e confiante essa belíssima promessa de Jesus.

É possível que alguém pense que a justiça misericordiosa é irreal. A quaresma é tempo propício para discernirmos se, de fato, estamos diante de uma fantasia ou em face ao sentido mais profundo do nosso existir. A justiça misericordiosa está na nossa origem e no nosso destino (Texto-base, CF 2020, 61).


DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso