SÁBADO-1Q

SÁBADO DA 1ª SEMANA DA QUARESMA

24/02/2024 


 LINKS AUXILIARES:


1ª Leitura - Dt 26, 16-19 

Salmo - Sl 118(119)-R. Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo! 

Evangelho - Mt 5,43-48 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43Vós ouvistes o que foi dito: 'Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!' 44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! 45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.'  Palavra da Salvação.


Meu irmão, Minha irmã! 


Mt 5,43-48

A exigência do Evangelho de hoje está acima de nossas forças. O Senhor pede de nós uma conduta que não é natural nem espontânea. Pede que amemos o inimigo!

A maior exigência de Jesus, no entanto, não é essa! A maior exigência é esta: “sede perfeitos como o vosso Pai Celeste é perfeito”.

De fato, o que Jesus pede de nós é que vivamos de uma forma sobre-humana. Jesus pede que vivamos de uma maneira que não é natural porque somos filhos de Deus e porque queremos ser sempre mais filhos de Deus. Ninguém se torna filho de Deus da noite para o dia. Nós nos tornamos filhos de Deus, aceitando cada dia a vida divina que o Pai nos oferece, aproveitando as oportunidades que o Pai põe diante de nós para amar como Ele nos ama. Nós nos tornamos filhos de Deus quando aceitamos o dom do amor do Pai que nos leva a amar nossos inimigos. Assim viveu Jesus: Ele recebeu o amor do Pai a todo momento e, com esse amor, amou os seus inimigos. Conforme o próprio Jesus afirmou, o seu alimento é fazer a vontade do Pai; o alimento que faz Jesus crescer como homem é o cumprimento da vontade do Pai. 

Nesta quaresma, procuremos nos alimentar da vontade do Pai que é vontade de amor universal, de amor generoso e gratuito e que nos faz crescer dia a dia como filhos.



DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso