QUINTA-1Q

Cátedra de S. Pedro Apóstolo

22/02/2024

LINKS AUXILIARES:

ÁUDIO DO COMENTÁRIO DESTA PÁGINA

AS LEITURAS DESTA PÁGINA E DO MÊS TODO

TODOS OS VÍDEOS DE DOM JÚLIO


Leitura: 1 Pedro 5,1-4 

Salmo  22(23) R- O Senhor é o pastor que me conduz, não me fala coisa alguma. 

Evangelho de Mateus 16,13-19 


Naquele tempo: 13Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: "Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?" 14Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas". 15Então Jesus lhes perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" 16Simão Pedro respondeu: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo". 17Respondendo, Jesus lhe disse: "Feliz es tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus". Palavra da Salvação.


Meu irmão, minha irmã!


Mt 16,13-19

Jesus pergunta aos seus discípulos: “quem dizem ser o Filho do Homem?” Jesus não está em crise de identidade nem tem necessidade de melhorar a sua autoestima. Ao contrário, o que está em jogo é a identidade dos discípulos: eles são discípulos de quem? De um profeta? De João Batista? De Elias? De Jeremias?

Identificar quem é Jesus define a identidade do discípulo, constitui o discípulo. Com efeito, o cristianismo não começa com uma grande ideia ou doutrina, não tem início com uma nova ética, mas se origina de um encontro pessoal com Jesus. Quem é Jesus? A quem seguimos? Responder a essa pergunta nos define, e define o que é a Igreja.

Reconhecer Jesus é Deus é o que distingue os cristãos dos não-cristãos, entre Israel e a Igreja; entre a Primeira Aliança e a Nova Aliança; entre o Antigo e o Novo Testamento.

Pedro é aquele que é designado por Jesus como “Pedra” sobre a qual se edifica a Igreja. A pedra é a confissão de Pedro. A pedra é, por isso, Pedro. Sim. Porque a fé não é uma entidade abstrata que paira no ar sobre as nossas cabeças. A fé existe nas pessoas, como realidade viva em pessoas vivas. E dentre as pessoas, há uma que foi escolhida por Jesus para que confesse e confirme a fé em Cristo. Por desejo de Jesus, Pedro e seus sucessores têm a missão de confessar e confirmar a fé.

Rezemos hoje pelo Papa Francisco! Ele continua a responder em nosso nome: quem é Jesus? Unamo-nos a ele, e professemos: Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo!



DOM JULIO ENDI AKAMINE

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Créditos do áudio: Rádio Uniso