QUARTA-1Q

4ª FEIRA DA 1ª SEMANA DA QUARESMA

21/02/2024 

São Pedro Damião


 LINKS AUXILIARES:


1ªleitura: Jonas 3,1-10 

Salmo - Sl 50 (51), R. Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido! 

Evangelho Lucas 11,29-32 

Naquele tempo: 29Quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: 'Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas.' Palavra da Salvação.


Meu irmão, Minha irmã!

Lc 11,29-32

O Evangelho é um chamado severo à penitência e à conversão. O exemplo de Jonas citado por Jesus é um chamado à conversão. Na verdade, o Jonas que chama à penitência não é Jonas, mas é o próprio Jesus que muito maior do que Jonas e Salomão.

Devemos nos perguntar hoje se já iniciamos o caminho de conversão, se já começamos a lutar contra o pecado com a oração e o sacrifício. Tudo isso deve ser realizado com alegria e serenidade, pois a penitência consiste em ira ao encontro de Deus e do seu Amor.

A quaresma não é um tempo de divertimento: é preciso sacrificar algo do nosso tempo, dos nossos afazeres habituais para nos dedicar àquilo que é importante e essencial na vida cristã: a oração, a escuta da Palavra, a caridade e os sacramentos. Prestemos mais atenção ao Senhor nesta quaresma: ele nos convida à conversão, nos pede que estejamos mais disponíveis ao amor fraterno.


DOM JULIO ENDI AKAMINE

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Créditos do áudio: Rádio Uniso