02/03/2025
LINKS AUXILIARES:
ÁUDIO DO COMENTÁRIO DESTA PÁGINA
AS LEITURAS DESTA PÁGINA E DO MÊS TODO
"39.Propôs-lhes também esta comparação: Pode acaso um cego guiar outro cego? Não cairão ambos na cova? 40.O discípulo não é superior ao mestre; mas todo discípulo perfeito será como o seu mestre. 41.Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão e não reparas na trave que está no teu olho? 42.Ou como podes dizer a teu irmão: Deixa-me, irmão, tirar de teu olho o argueiro, quando tu não vês a trave no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e depois enxergarás para tirar o argueiro do olho de teu irmão. 43.“Uma árvore boa não dá frutos maus, uma árvore má não dá bom fruto. 44.Porquanto cada árvore se conhece pelo seu fruto. Não se colhem figos dos espinheiros, nem se apanham uvas dos abrolhos. 45.O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, porque a boca fala daquilo de que o coração está cheio."
Meus irmãos, minhas irmãs!
Não queira ser referência ou modelo de vida para ninguém. Fazemos isso quando vivemos apontando, de maneira implacável, o erro do outro, ao agir assim, estamos sendo cegos, guiando outro cego. Os frutos são as nossas ações que não mentem, elas revelam se somos árvore boa ou ruim.
Nos dias de hoje há muita árvore ruim, tentando nos convencer de que seus frutos são bons, uma árvore ruim não tem como dar bons frutos, nem uma árvore boa, pode dar frutos ruins. Mas não é só o que fazemos que revela quem somos, também o que falamos, pois “A boca fala daquilo que o coração está cheio”.
Atitudes e palavras têm que estar em harmonia. Não deixe que o tesouro da Graça de Deus, que está no seu coração, se corrompa pelas ambições humanas. No sentido prático, isto significa, tomar cuidado com o que falamos, e o que fazemos! (Lucas 6, 39-45)
Diácono José da Cruz, da Paróquia N. Sra. Consolata de Votorantim SP.