1ª Leitura: Daniel 12,1-3
...os que tiverem sido sábios, brilharão... Dn 12,3
Salmo Responsorial 15(16)R- Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
2ª Leitura: Hebreus 10,11-14.18
...levou à perfeição definitiva os que ele santifica... Hb 10,14
Evangelho de Marcos 13,24-32
(O Filho do Homem) reunirá os eleitos de Deus... Mc 13,27b
"24.“Naqueles dias, depois dessa tribulação, o sol se escurecerá, a lua não dará o seu resplendor; 25.cairão os astros do céu e as forças que estão no céu serão abaladas. 26.Então, verão o Filho do Homem voltar sobre as nuvens com grande poder e glória. 27.Ele enviará os anjos, e reunirá os seus escolhidos dos quatro ventos, desde a extremidade da terra até a extremidade do céu. 28.Compreendei por uma comparação tirada da figueira. Quando os seus ramos vão ficando tenros e brotam as folhas, sabeis que está perto o verão. 29.Assim também quando virdes acontecerem essas coisas, sabei que o Filho do Homem está próximo, às portas. 30.Em verdade vos digo: não passará esta geração sem que tudo isso aconteça. 31.Passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão. 32.A respeito, porém, daquele dia ou daquela hora, ninguém o sabe, nem os anjos do céu nem mesmo o Filho, mas somente o Pai."
Meus Irmãos e minhas irmãs!
Já vivemos o clima do final do ano e em meio a tantos incentivos e à expectativa de um novo tempo que já sentimos avizinhar. Importante que tenhamos consciência do tempo, pois é nele que construímos o Reino de Deus, do qual somos Testemunhas.
Hoje também nossa Igreja Particular de Sorocaba vive a alegria da ordenação de mais um padre, o Diácono Róger, que exerce o ministério diaconal na Paróquia Nossa Senhora Aparecida da cidade de Porto Feliz. Rezemos todos implorando as mais seletas bênçãos do Senhor para ele e para todos os nossos ministros ordenados. Que o Bom Pastor desperte em nossos jovens muitas e santas vocações.
Além dessas duas lembranças, há um outro acontecimento celebrado neste 33o DTC – a VIII Jornada Mundial dos Pobres – “OUVE O MEU CLAMOR”. Uma iniciativa do Papa Francisco convidando, pela oitava vez, não só a Igreja, mas toda a humanidade, para um gesto concreto em favor da já imensa e crescente população cada vez mais e em maior estado de miserabilidade enquanto uma pequena parcela, escandalosamente, se enriquece à custa da miséria da maioria.
Nesse contexto, e também por estarmos no penúltimo domingo do Ano Litúrgico, ouvimos o evangelho de Marcos (13, 24-32).
Ouvindo essa leitura parece até que Jesus está irritado e de mau humor, mas não é verdade, pois Ele não é terrorista espiritual e nunca ameaçou ninguém com imagens apocalípticas com o objetivo de converter alguém.
Na verdade serve-se dessas imagens para consolar os discípulos deixando claro que a vida dos mesmos, portanto, a nossa também, deve ser vivida na perspectiva do céu:
Viver o hoje na dimensão do amanhã, antecipando o futuro do céu para o presente de nossa terra... cheios, pois, da Esperança que não decepciona, pois em meio a dificuldades, tropeços e até de destruições, seu Reino se faz presente e, por isso, ninguém precisa agendá-lo ou marcar o endereço, pois se faz presente em cada gesto de amor... AMÉM.
Padre Tadeu Rocha Morais pároco da Catedral N. Sra. da Ponte da Arq. de Sorocaba SP.