LINKS AUXILIARES:
ÁUDIO DO COMENTÁRIO DESTA PÁGINA
AS LEITURAS DESTA PÁGINA E DO MÊS TODO
1ª Leitura: 2 Reis 5,14-17
Salmo Responsorial 97(98) - R- O Senhor fez conhecer a salvação e às nações revelou sua justiça.
2ª Leitura: 2 Timóteo 2,8-13
Evangelho Lucas 17,11-19
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 11Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. 12Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram ao seu encontro. Pararam a distância 13e gritaram: “Jesus, mestre, tem compaixão de nós!” 14Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”. Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. 15Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano. 17Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove onde estão? 18Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” 19E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”. – Palavra da salvação.
Irmãs e irmãos, um bom dia!
Quantas vezes durante o dia dizemos: muito obrigada/o. São palavras de gratidão por um benefício recebido, que deveriam vir do fundo do nosso coração. Mas vamos ser sinceros: muitas vezes usamos estas palavras sem pensar nada – palavras vazias.
As leituras deste Domingo nos convidam para uma revisão de vida com a pergunta: Como vivo a gratidão?
A primeira leitura e o Evangelho apresentam-nos leprosos. O arameu Naamã, alto funcionário do rei, busca cura com o profeta Eliseu. Dez desconhecidos pedem a Jesus salvação desta doença terrível. Nos dois casos a cura é simples: Naamã deve banhar-se no rio Jordão. Os dez têm que se apresentar aos sacerdotes, como manda a lei.
A lepra é símbolo do pecado, da debilidade e da miséria humana. Deus nos oferece a cura. Esta cura é gratuita e generosa, que não podemos pagar, como Naamã quer pagar. Nossa resposta deve ser uma profunda gratidão.
A gratidão cura-nos da visão negativa da vida e abre nossos olhos para as coisas positivas que Deus nos dá cada dia.
Dos dez curados somente um retorna para agradecer. Os outros cumprem a lei. Reconhecer a generosidade de Deus em nossa vida, cura-nos e abre-nos para um relacionamento amoroso com Deus.
Paulo se entregou generosamente a Deus e sofreu por causa de sua fé, mas tem uma grande certeza: Jesus é fiel.
Ir. Timótea OSB