Salmo Responsorial 89(90)- Vós fostes, ó Senhor, um refúgio para nós
2ª Leitura: Colossenses 3,1-5.9-11
Evangelho de Lucas 12,13-21
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 13alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”. 14Jesus respondeu: “Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?” 15E disse-lhes: “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”. 16E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. 17Ele pensava consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. 18Então resolveu: ‘Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. 19Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!’ 20Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?’ 21Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”. – Palavra da salvação.
Lc 12, 13-21
Prezados irmãos e irmãs, feliz e abençoado domingo!
A liturgia deste 18º domingo do tempo comum ano C nos leva a uma reflexão extremamente radical de vida e atitudes, a começar pelo livro do Eclesiastes que, com uma única palavra, balança atitudes e ações de nossas vidas, dizendo: “vaidade das vaidades tudo é vaidade”. Cuidemo-nos para não cair na vaidade e daí vem uma alerta: ”quem trabalhou com sabedoria, ciência e êxito, tem de deixar tudo a outro que nada fez.”
Caminhando na Palavra de Deus, Paulo vem e nos alerta: “aspirai às coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus.” E reafirma: “fazei morrer o que em vós é terreno: imoralidade, impureza, paixões, maus desejos e avareza, que é uma idolatria. Não mintais uns aos outros, vós que vos despojastes do homem velho com as suas ações e vos revestistes do homem novo, que, para alcançar a verdadeira ciência, se vai renovando à imagem do seu Criador.” Lições atrás de lições nos dizendo “vejam bem o que estais a fazer com vossas vidas”!
E o evangelho, coroando a rica reflexão de alerta, mostra a atitude de Jesus, que é provocado por alguém da multidão para que repreenda um irmão que não quer repartir a herança, para que o faça. Jesus, em sua sabedoria, vai e relata uma parábola para que vejam a atitude daquele que já amealhou muito, mas quer amealhar mais e constrói celeiros maiores. Jesus logo alerta chamando-o de “insensato” dizendo ao homem rico: “virá a noite e tua alma será levada e tudo que tens ficará”. Cuidemos, irmãos e irmãs, de cuidar das coisas do alto! Cuidado! Veja a chamada do livro do Eclesiastes: "vaidade das vaidades tudo é vaidade!" Não se deixe engolir por este mundo que nos bombardeia a todo instante com futilidades, consumismo e egoísmo. Seja mais contemplativo, enriqueça sua vida espiritual que esta liturgia tão rica está dando oportunidade para nós. Amém!
Reflexão feita por Maria Angela Guenka – teóloga leiga comprometida. Amém!