Reverendíssimos Presbíteros, Diáconos e Consagrados
Reverendíssimas Consagradas
Queridos fiéis leigos e leigas
da Arquidiocese de Sorocaba
Sorocaba, 18 de novembro de 2024
O Jubileu de 2025 – “Peregrinos da Esperança” – será realizado de 29 de dezembro de 2024 até o dia 28 de dezembro de 2025. Durante esse tempo privilegiado de esperança e misericórdia, poderemos “descobrir como é ilimitada a misericórdia de Deus” através da Indulgência Jubilar que poderá ser obtida para si ou para as almas do Purgatório sob forma de sufrágio.
“A indulgência é uma graça jubilar” que poderá ser obtida através de 3 formas:
I. a sagrada peregrinação aos lugares sagrados,
II. a piedosa visita aos lugares sagrados e
III. a prática de obras de misericórdia e de penitência.
Lugares sagrados. Para que os fiéis da Arquidiocese de Sorocaba possam ter a possibilidade de obter a Indulgência Jubilar determinamos cinco (05) lugares de sagrada peregrinação e de piedosa visita.
1. Catedral Metropolitana de Sorocaba “Nossa Senhora da Ponte”
Endereço: Praça Coronel Fernando Prestes s/n – Centro – Sorocaba (SP)
Responsável pelo agendamento: secretaria - Sônia
Horário: 2ª a 6ª: 8:30h – 13h e 14:30h – 17:30h
Sábado - 8:30 – 12h
Telefone: 15 3233 3233 – WhatsApp: 15 99774 3233
e-mail: nossasenhoradapontecatedral@gmail.com
2. Paróquia Basílica Menor Nossa Senhora da Piedade
Endereço: Praça Coronel João Rosa, 300 – Centro – Piedade
Telefones: 15 3244 2558 / 15 99732 6907
e-mail: paroquiapiedade@uol.com.br
3. Paróquia Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição Aparecida
Rua Largo Antônio José da Silva s/n (Bairro Aparecidinha) – Sorocaba
Responsável pelo agendamento: Secretária paroquial
Telefones: 15 3225 1005 / 15 99186 8797
e-mail: santuarioaparecidinha.sec@gmail.com
4. Paróquia Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu
Rua Walter Luiz D’Ávila, 171 – Central Parque – Sorocaba
Responsável pelo agendamento: Benedita Aparecida Rossi
Telefones: 15 3222 5817 / 15 99615 9520
e-mail: secretaria@saojudastadeu.org.br
5. Paróquia Santuário Arquidiocesano São Geraldo Majella
Av. Manoel de Camargo Sampaio, 1146 (Vila Helena) – Sorocaba
Telefones: 15 3223 2363 / 15 99168 6381
Site: www.santuariosaogeraldo.com.br
e-mail: secretaria@santuariosaogeraldo.com.br
I. Para realizar a sagrada peregrinação. A peregrinação representa um elemento fundamental de todo o evento jubilar, por isso deve ser feita a pé. Ela favorece muito a redescoberta do valor do silêncio, do esforço e da essencialidade. Dessa forma, ao agendar a sagrada peregrinação, o responsável irá indicar um itinerário para ser feito a pé. Evidentemente cada grupo de peregrinos terá a liberdade de fazer um itinerário mais longo.
II. Para realizar a piedosa visita. Pode ser feita individualmente ou em grupo. É preciso dedicar um tempo mínimo de uma (01) hora de adoração eucarística e de meditação nos lugares sagrados indicados, concluindo com as orações do Pai-nosso, do Creio e com invocações a Nossa Senhora, Mãe de Deus.
III. A prática de obras de misericórdia e de penitência. As obras de misericórdia corporal são: dar de comer aos famintos, dar de beber aos sedentos, vestir os nus, acolher os peregrinos, dar assistência aos enfermos, visitar os presos, enterrar os mortos. As obras de misericórdia espiritual são: aconselhar os indecisos, ensinar os ignorantes, corrigir os pecadores, consolar os aflitos, perdoar as ofensas, suportar com paciência as pessoas molestas, rezar a Deus pelos vivos e defuntos (cf. Misericordiae vultus, 15).
As obras de penitência podem ser, por exemplo, 1. abster-se, durante pelo menos um dia, de distrações fúteis (reais e virtuais, redes sociais), 2. de consumos supérfluos, jejuando ou praticando a abstinência segundo as normas gerais da Igreja, e devolvendo uma soma proporcional em dinheiro aos pobres; 3. apoiar obras religiosas ou sociais, especialmente em favor da defesa e da proteção da vida em todas as suas fases da vida, 4. socorrer as crianças abandonadas, os jovens em dificuldade, os idosos necessitados, os migrantes “que deixam a sua terra à procura de uma vida melhor para si próprios e suas famílias” (Spes non confundit, 13); 5. dedicar uma parte do tempo livre para atividades de voluntariado, que sejam de interesse para a comunidade.
Outras obras que podem alcançar a Indulgência Jubilar são: 1. participar em Missões populares, 2. em exercícios espirituais ou 3. em encontros de formação sobre os textos do Concilio Vaticano II e do Catecismo da Igreja Católica, que se realizem numa igreja ou noutro lugar adequado, segundo a intenção do Santo Padre. Nesse sentido, o Instituto Arquidiocesano de Teologia “São João Paulo II” promoverá durante o Ano Jubilar cursos sobre os temas indicados. Exortamos vivamente todos os fiéis a tomarem parte nesses cursos que serão oportunamente divulgados.
Datas em que será concedida a Bênção Papal. Além das peregrinações, visitas e obras de misericórdia e de penitência, os fiéis poderão obter a Indulgência Jubilar tomando parte da Celebração eucarística no dia 15 de agosto de 2025, às 17h, na Catedral Metropolitana de Sorocaba, Solenidade de Nossa Senhora da Ponte, e da Romaria de Aparecidinha nos dias 01 de janeiro de 2025 e 13 de julho de 2025.
Condições para receber a Indulgência Jubilar. Para todas as formas que os fiéis da Arquidiocese de Sorocaba escolherem para obter a Indulgência Jubilar concedida pelo Santo Padre (peregrinação, visita a lugares sagrados, obras penitenciais e de misericórdia), será necessário que se cumpram as seguintes condições:
1. Verdadeiro arrependimento excluindo qualquer apego ao pecado;
2. Confissão sacramental e participação da missa com comunhão eucarística;
3. Recitação de orações nas intenções do Papa.
Cumprindo tais condições todos os fiéis “Peregrinos da Esperança” poderão obter do tesouro da Igreja pleníssima Indulgência, remissão e perdão dos seus pecados ou para as almas do Purgatório que se pode aplicar a elas sob a forma de sufrágio.
Encorajamos todos os fiéis da Arquidiocese de Sorocaba a fazer do Jubileu um tempo forte para caminha na fé que não decepciona. Que a força da esperança encha o nosso presente, que aguardemos com confiança o regresso do Senhor Jesus Cristo, a Quem é devido o louvor e a glória agora e nos séculos futuros.
Com nossas orações,
Dom Julio Endi Akamine SAC
Arcebispo de Sorocaba