SEGUNDA-3TP

2ª FEIRA DA 3ª SEMANA DA PÁSCOA

15/04/2024

São Fidélis de Sigmaringa

LINKS AUXILIARES:


Primeira Leitura: Atos 6,8-15 

Salmo Responsorial: 118(119) R-Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo. 

Evangelho: João 6,22-29 

Depois que Jesus saciara os cinco mil homens, seus discípulos o viram andando sobre o mar. 22No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar constatou que havia só uma barca e que Jesus não tinha subido para ela com os discípulos, mas que eles tinham partido sozinhos. 23Entretanto, tinham chegado outras barcas de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão depois de o Senhor ter dado graças. 24Quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum. 25Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: 'Rabi, quando chegaste aqui?' 26Jesus respondeu: 'Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo.' 28Então perguntaram: 'Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?' 29Jesus respondeu: 'A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou'. Palavra da Salvação.


Meu irmão, minha irmã!

Jo 6,22-29

João fala do lugar da multiplicação como o lugar em que Jesus multiplicou os pães depois de ter dado graças. Este “dar graças” não é um simples detalhe a mais no milagre da multiplicação. Ele indica a natureza do milagre. Antes de realizar o milagre Jesus diz a oração de ação de graças, oração com a qual ele bendiz Deus como na última ceia.

É uma profunda lição para nós: se queremos multiplicar o pão, devemos agradecer a Deus por aquilo que temos. Quando, rendemos graças a Deus e damos alguma coisa para alguém acontece como na multiplicação dos pães: colocamo-nos em contato com a generosidade e a bondade de Deus. Assim nosso dom humano se torna dom de Deus aos outros.


DOM JULIO ENDI AKAMINE 

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba 

Créditos do áudio: Rádio Uniso