2026
AS LEITURAS DESTA PÁGINA E DO MÊS TODO
24 Ninguém pode servir a dois senhores: ou vai odiar o primeiro e amar o outro, ou aderir ao primeiro e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao Dinheiro! 25 “Por isso, eu vos digo: não vivais preocupados com o que comer ou beber, quanto à vossa vida; nem com o que vestir, quanto ao vosso corpo. Afinal, a vida não é mais que o alimento, e o corpo, mais que a roupa? 26Olhai os pássaros do céu: não semeiam, não colhem, nem guardam em celeiros. No entanto, o vosso Pai celeste os alimenta. Será que vós não valeis mais do que eles? 27 Quem de vós pode, com sua preocupação, acrescentar um só dia à duração de sua vida? 28 E por que ficar tão preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo. Não trabalham, nem fiam. 29 No entanto, eu vos digo, nem Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um só dentre eles. 30 Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje está aí e amanhã é lançada ao forno, não fará ele muito mais por vós, gente fraca de fé? 31 Portanto, não vivais preocupados, dizendo: ‘Que vamos comer? Que vamos beber? Como nos vamos vestir?’ 32 Os pagãos é que vivem procurando todas essas coisas. Vosso Pai que está nos céus sabe que precisais de tudo isso. 33 Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo. 34Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá sua própria preocupação! A cada dia basta o seu mal.
Meu irmão, minha irmã!
Mt 6,24-34
As sondagens sociológicas revelam que cresceu muito o número das pessoas que se declaram ateais. É cada vez mais comum encontrar jovens que não só se declaram ateus, mas que militam no ateísmo. É preocupante essa constatação. Mas deve também nos causar preocupação um outro mal tão ou mais perigoso: a idolatria do dinheiro. É esse o tema da leitura do evangelho de hoje.
Ninguém pode servir a dois senhores: pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro.
A idolatria do dinheiro é muito espontânea e nos tempos de hoje tem contaminado a nossa vida cotidiana, as instituições, as relações econômicas. A idolatria do dinheiro está na causa da avalanche da corrupção, da criminalidade organizada, do vergonhoso tráfico de pessoas e da exploração sexual. Não é o dinheiro o ídolo por excelência dos nossos dias? Não é o ídolo dinheiro o rival de Deus?
O dinheiro é o ídolo visível em oposição do Deus invisível (não podeis servir a Deus e ao dinheiro). Como antideus, o dinheiro cria um universo espiritual paralelo e invertido das virtudes teologais da fé, da esperança e da caridade. Jesus nos ensina que tudo é possível a quem crê. O ídolo proclama que tudo é possível a quem tem dinheiro. As consciências podem ser compradas; os corpos podem valer mais ou menos de acordo com a sua juventude ou beleza.
Por trás de todos os flagelos de nossa sociedade está o ídolo dinheiro! O que está por trás do comércio das drogas, que ceifa todos os dias vidas humanas principalmente dos mais jovens? O que está por trás do comércio de carne humana da prostituição? O que financia a propaganda hedonista de uma vida sexual desregrada e promíscua? O que está na raiz dos lava-jato de nosso país? O que está na origem das guerras esquecidas e fratricidas de nosso mundo? Qual é o motivo do tráfico de órgãos humanos removidos de crianças? A esse ídolo dinheiro são sacrificadas muitas vidas humanas todos os dias.Tudo isso não nos deve levar a pensara que a idolatria do dinheiro comece de uma vez com toda a sua virulência. O ídolo dinheiro cresce de maneira cotidiana e lenta. O idólatra do dinheiro começa com pouco, vai repetindo pequenos atos de desonestidade, vai aumentando as suas trapaças na medida que cresce também a sua ganância. Pouco a pouco cresce a sua avareza até chegar aos grandes escândalos públicos.
Será que isso não é uma advertência séria a todos nós que administramos dinheiro público, dinheiro da Igreja, dinheiro da instituição, dinheiro dos outros?
Como todos os ídolos, o dinheiro é falso e mentiroso. Ele promete segurança, mas na realidade nos faz inseguros e aterrorizados pela perspectiva de perdê-lo; promete a liberdade e, ao contrário, nos faz seus escravos.
Não foi isso que aconteceu com muitos que acumularam tanto dinheiro que não sabiam em que paraíso fiscal iriam mandar o fruto das propinas e das negociatas? Eles estavam prestes a dizer a si mesmos: “meu caro tens um patrimônio para muitos anos: descansa, goza, regala-te”. Para quem eles acumularam tanto dinheiro? Para si mesmos? para o partido? Mas valeu a pena? O ídolo dinheiro é realmente mentiroso! Ele se encarrega de punir, ele mesmo, os seus adoradores!
DOM JÚLIO ENDI AKAMINE