DOMINGO-7TP

ASCENSÃO DO SENHOR-B

12/05/2024

LINKS AUXILIARES:

ÁUDIO DO COMENTÁRIO DESTA PÁGINA

AS LEITURAS DESTA PÁGINA E DO MÊS TODO

TODOS OS VÍDEOS DE DOM JÚLIO


Primeira Leitura:  Atos 1,1-11

Salmo Responsorial 46(47) R- Por entre aclamações Deus se elevou, / o Senhor subiu ao toque da trombeta!

Segunda Leitura: Efésios 1,17-23 (ou Ef. 4,1-13)

Evangelho:  Marcos 16,15-20


15      E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura! 16     Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17       Eis os sinais que acompanharão aqueles que crerem: expulsarão demônios em meu nome; falarão novas línguas; 18          se pegarem em serpentes e beberem veneno mortal, não lhes fará mal algum; e quando impuserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados”.19 Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi elevado ao céu e sentou-se à direita de Deus.


Festa da Ascensão do Senhor


Prezados irmãos e irmãs!


Jesus dá por encerrada sua missão terrena, cumpriu com fidelidade a Vontade do Pai e resgatou o Ser humano, dando a ele a Dignidade de Filhos de Deus, tornando-o, na sua Graça, capaz de corresponder a sua Vocação, sem mais deixar-se enganar pelo Maligno, que quer tirar dele essa Dignidade que Jesus lhe conferiu. 

A Salvação que Jesus oferece, não é monopólio de nenhum grupo religioso em particular, pois o anúncio do evangelho é para todos, em todas as nações; entretanto, tem o homem o livre arbítrio para tomar sua decisão, pois, é preciso crer e ser batizado para se viver na Graça.

Por seu lado, a Fé é, ao mesmo tempo, Dom Divino, e também uma resposta que o homem dá a Deus, mediante sua Palavra. O Batismo é necessário porque somente através dele o Ser humano pode contar com o auxílio Divino. Sem ele, fica difícil o homem corresponder ao tão grandioso Amor que Deus nutre pelo homem, e o manifesta no seu Filho Jesus. 

Ascensão marca o início da missão da Igreja, naquele momento representada pelos Discípulos, e hoje por cada um de nós batizados. Jesus passa-nos o “Bastão”, mas jamais deixa de estar conosco nesta maratona da evangelização, por isso garante que os sinais confirmarão a sua presença junto a cada Discípulo. 

Recebendo esse Espírito de Sabedoria, que nos dá esse conhecimento sobre a Igreja e a nossa Missão, como nos exorta o apóstolo Paulo na segunda leitura dessa liturgia, não percamos tempo olhando para o Céu, à espera de que algum milagre aconteça (1ª leitura). Não há tempo a perder, a evangelização é uma urgência que não pode esperar, pois esse Jesus que voltou ao Pai, e ao mesmo tempo nos deu o seu Espírito, um dia voltará. Que nossas mãos não estejam vazias nesse dia, ao nos apresentar diante dele… (Diácono José da Cruz – Paróquia Nossa Senhora Consolata, Votorantim-SP)