ARTICULISTAS

Dom Julio Endi Akamine

SAC (Garça, 20 de novembro de 1962) é um arcebispo católico brasileiro. É o arcebispo metropolitano de Sorocaba. É o primeiro nipo-brasileiro nomeado bispo no Brasil.[1] Foi bispo auxiliar de São Paulo e responsável pela Região Episcopal Lapa 

Nascido em Garça, em 30 de novembro 1962, fez a primeira profissão religiosa na Sociedade do Apostolado Católico (Padres Palotinos) em 1980 e foi ordenado padre em 1988.

Obteve o Mestrado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1993 a 1995) e Doutorado na mesma Universidade (2001 a 2005).

Foi reitor Provincial da Província Palotina São Paulo Apóstolo, com sede na capital paulista, de 2008 a 2011, quando aos 4 de maio de 2011 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.[2] Sua ordenação episcopal foi em 9 de julho de 2011 e seu lema é “Bonum Facientes Infatigabiles” – “Não vos canseis de fazer o Bem”.

No dia 28 de dezembro de 2016 foi nomeado pelo Papa Francisco como Arcebispo metropolitano de Sorocaba [3];[4] e tomou posse em 25 de fevereiro de 2017[5], sendo o quinto bispo e o terceiro arcebispo.

Dom Julio atualmente é referencial da Pastoral da Educação.

Frei Carlos Mesters 

OCarm (Bunde (Limburgo), 1931), nascido Jacobus Gerardus Hubertus Mesters, é um frade carmelita holandês, missionário no Brasil desde 1949. Sacerdote desde 1957, doutor em Teologia Bíblica, é um dos principais exegetas bíblicos do método histórico-crítico no Brasil. Vive em Unaí.[1] 


Carlos Mesters veio para o Brasil juntamente com um grupo de oito estudantes seminaristas carmelitas aos 17 anos. Em janeiro de 1951 recebe o hábito carmelita com o nome de Frei Carlos. Depois do noviciado fez a profissão dos votos religiosos em 22 de janeiro de 1952. Foi ordenado presbítero no dia 7 de julho de 1957.[2]

Formação

Ao chegar ao Brasil, Carlos Mesters residiu na cidade de São Paulo, no Convento do Carmo, onde concluiu o ginásio e cursou Humanidades. Cursou Filosofia em São Paulo e Teologia em Roma, no Colégio Internacional Santo Alberto. Formou-se em teologia no "Angelicum" (Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino) e em Ciências Bíblicas no Institutum Biblicum, em Roma e na École Biblique de Jerusalém.

Sua obra

Sua obra insere-na na corrente da teologia da libertação. É um grande incentivador da leitura popular da Bíblia através dos Círculos Bíblicos e das Comunidades Eclesiais de Base.

É membro fundador do Centro de Estudos Bíblicos - CEBI,[3] que tem como objetivo de difundir a leitura da Bíblia nos meios populares através do método criado por Mesters, conhecido como triângulo hermenêutico, com três vértices em permanente interação: a realidade da pessoa, a realidade da comunidade e a realidade da sociedade.

É autor de quase cem livros sobre a Bíblia, próprios ou co-autoria.


Títulos

Referências


Padre Adroaldo  Palaoro (SJ)

ARQUIDIOCESE DE CAMPINAS, SP
NomePadre Adroaldo Palaoro (SJ) Data de Nascimento27/02/1952  Ordenação Presbiteral08/01/1983 Textos também publicados na  http://www.ihu.unisinos.br/


José Antônio Pagola

 é um sacerdote católico, nascido em 1937, em Añorga (Guipúzcoa - província do País Basco, localizada no Norte da Espanha).

Estudou Teologia e Ciências Bíblicas na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, no Instituto Bíblico Romano e na École Biblique de Jerusalém. Foi vigário-geral da Diocese de San Sebastián, na época comandada por Dom José María Setién, e diretor do Instituto de Pastoral Guipuzcoano, na época que a Diocese de San Sebastián passou a ser comandada por Dom José Ignacio Munilla. Foi o autor de cerca de 20 livros, entre eles: Salmos para rezar a partir da vida (2004) e Jesus diante da mulher (2006).


Ana Maria Casarotti Peirano

(informações do site https://www.escavador.com/sobre/427802/ana-maria-casarotti-peirano


Mestre em Teologia, área de concentração Bíblia na Escola Superior de Teologia - EST (2011). Graduada em "Professorado de Teologia" pela Pontificia Universidad Catolica Argentina Santa Maria de Los Buenos Aires (2006). Especialização em Assessoria Bíblica pela EST/CEBI (2009). Participou do curso "Women's role in the work for peace and reconciliation" em Jerusalem pelo Swedish Theological Institute (2008). Integra a Equipe de Coordenação do Instituto Humanitas Unisinos-IHU, no Programa Teologia Pública e coordena a área de Espiritualidade e os cursos de EAD para os alunos como cursos de extensão universitária. Ministrou no curso Teologia Didática no Ensino Religioso na UNISINOS Virtual (2010-2011). Trabalhou (2007-2010) dando cursos de Teologia Pastoral pela Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF) em diferentes cidades do estado Rio Grande do Sul e dando cursos de teologia pela universidade FACCAT. Tem experiência na área de Educação: Ensino-Aprendizagem (Ensino Fundamental II e Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos) e professora em línguas estrangeiras. Possui experiência de assessoria e trabalho pastoral no Uruguai, na Argentina e no Brasil com Jovens e Adultos..

Informações coletadas do Lattes em 03/07/2020


José Edmilson Schinelo

Informações coletadas no site: https://www.escavador.com/sobre/5839106/jose-edmilson-schinelo


Possui graduação em Filosofia pela antiga FUCMT, atual Universidade Católica Dom Bosco (1991), graduação em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (1997) - esta não reconhecida pelo MEC - e mestrado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2011). Atualmente é professor - ITEO-MS; na Universidade Católica Dom Bosco - UCDB e assessor/colaborador no Centro de Estudos Bíblicos. Tem experiência na área de Teologia e na assessoria de Movimentos Populares.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Dom Damián Nannini 

nasceu em Rosário em 15 de setembro de 1961. Concluiu seus estudos no Colégio Sagrado Corazón de Rosário e no Seminário Carlos Borromeo em Rosário. É licenciado em Sagrada Escritura pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma. [3]

Sacerdócio

Damián foi ordenado sacerdote em 15 de dezembro de 1989 por Jorge Manuel López . [4]

Episcopado 

Damián foi eleito e nomeado bispo de San Miguel, Argentina, em 7 de novembro de 2018 pelo Papa Francisco . [5] [6]


Luiz Alexandre Solano Rossi

Dr. luiz.rossi@pucpr.br

SOBRE O PROFESSOR

Pós-doutorado em História Antiga pela UNICAMP e em Teologia pelo Fuller Theological Seminary. Doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Mestrado em Teologia pelo Instituto Superior Evangélico de Estudos Teológicos (ISEDET), graduação em Teologia pelo Seminário Teológico de Londrina. Experiência na área de Exegese do Antigo Testamento, atuando principalmente nos seguintes temas: Espiritualidade e política em Jeremias, Esdras e Neemias, Teologia e sociedade de consumo, Arqueologia da guerra e do exército no antigo Oriente Próximo.