SEGUNDA-9TC

SEGUNDA-FEIRA DA 9ª SEMANA COMUM

03.06.2024

São Carlos Lwanga e seus companheiros, mártires. 


LINKS AUXILIARES:

ÁUDIO DO COMENTÁRIO DESTA PÁGINA

AS LEITURAS DESTA PÁGINA E DO MÊS TODO

TODOS OS VÍDEOS DE DOM JÚLIO


Primeira Leitura: 2 Pedro 1,2-7

Salmo Responsorial 90(91)R- Vós sois meu Deus, no qual confio inteiramente.

Evangelho: Marcos 12,1-12

"1.E começou a falar-lhes em parábolas: “Um homem plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar, edificou uma torre, arrendou-a a vinhateiros e ausentou-se daquela terra.2.A seu tempo, enviou aos vinhateiros um servo, para receber deles uma parte do produto da vinha. 3.Ora, eles prenderam-no, feriram-no e reen­viaram-no de mãos vazias. 4.Enviou-lhes de novo outro servo; também este feriram na cabeça e o cobriram de afrontas. 5.O senhor enviou-lhes ainda um terceiro, mas o mataram. E enviou outros mais, dos quais feriram uns e mataram outros. 6.Restava-lhe ainda seu filho único, a quem muito amava. Enviou-o também por último a ir ter com eles, dizendo: Terão respeito a meu filho!... 7.Os vinhateiros, porém, disseram uns aos outros: Este é o herdeiro! Vinde, matemo-lo e será nossa a herança! 8.Agarrando-o, mataram-no e lançaram-no fora da vinha. 9.Que fará, pois, o senhor da vinha? Virá e exterminará os vinhateiros e dará a vinha a outro”. 10.“Nunca lestes estas palavras da Escritura: A pedra que os cons­trutores rejeitaram veio a tornar-se pedra angular. 11.Isto é obra do Senhor, e ela é admirável aos nossos olhos” (Sl 117,22s)? 12.Procuravam prendê-lo, mas temiam o povo; porque tinham entendido que a respeito deles dissera esta parábola. E, deixando-o, retiraram-se."


Meu irmão, minha irmã!


Mc 12,1-12

No centro da parábola de Jesus está o comportamento dos agricultores, ou seja, das autoridades religiosas do povo e não do povo.

O contato entre Deus-dono e a vinha-Israel se dá por meio dos servos que são claramente os profetas. Os servos-profetas são maltratados, espancados e até mortos pelos agricultores-chefes do povo. Deus-dono decide então enviar o seu filho esperando ao menos ele seja respeitado. Os agricultores-chefes do povo decidem matar o filho na tentativa de se apossar da herança. Essa atitude é a atitude totalmente insensata de querer se apossar de Deus. Contando essa parábola Jesus revela a sua consciência: ele é o Filho que possui o Pai. A decisão de matar o filho é motivada pelo desejo de se apossar daquilo que só o Filho possui: o Pai. 

A conclusão da parábola parece ser bastante negativa: Ele virá, destruirá os agricultores. Aquilo, porém, que parece uma destruição, na verdade é uma substituição: ele entregará a vinha a outros.

É esse o ponto central da parábola: o povo eleito perde o privilégio que tinha, pois se recusa a levar aos outros a boa nova, pelo contrário, deseja ter o monopólio de Deus, se apossar da herança do filho.

A parábola serve para nós batizados como uma advertência. Se até o povo eleito foi substituído por outro, muito mais nós que recebemos o Evangelho sem mérito algum de nossa parte. É preciso, portanto, tomar consciência de que o privilégio de receber a vinha de Deus é, ao mesmo tempo, a responsabilidade de anunciar a todos o evangelho.


DOM JULIO ENDI AKAMINE

Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

https://pt-br.facebook.com/domjulioendi.akamine

Créditos do áudio: Rádio Uniso