DOMINGO-3TC

3º DOMINGO COMUM-B

21/01/2024

LINKS AUXILIARES:


1ª leitura: Jonas 3,1-5.10

Salmo 24(25)R- Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, vossa verdade me oriente e me conduza!

2ª leitura: 1 Coríntios 7,29-31

Evangelho de Marcos 1,14-20

 Naquele tempo, depois que João foi preso, Jesus veio para a Galiléia, proclamando a Boa Nova de Deus: 15      “Completou-se o tempo, e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede na Boa- Nova”. 16 Caminhando à beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e o irmão deste, André, lançando as redes ao mar, pois eram pescadores. 17      Então disse-lhes: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 18 E eles, imediatamente, deixaram as redes e o seguiram. 19      Prosseguindo um pouco adiante, viu também Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão, João, consertando as redes no barco. 20          Imediatamente, Jesus os chamou. E eles, deixando o pai Zebedeu no barco com os empregados, puseram-se a seguir Jesus.


Caros irmãos e irmãs

A liturgia deste 3º. Domingo do Tempo Comum nos leva a refletir principalmente sobre três pontos fundamentais da vida do cristão.

    No primeiro ponto é ressaltado o projeto de Deus que é para todos os povos e o convite à salvação; no segundo ponto Paulo na 1ª. carta aos Coríntios nos mostra o que é essencial na vida e sabermos discernir o que é relativo e passageiro e por último no evangelho de Marcos reforça a necessidade de nos convertermos assim como fora a missão do profeta Jonas.

    O livro de Jonas surge quando o povo judeu está no pós-exílio e se fechando num nacionalismo exacerbado. Deus dá uma missão a Jonas, e apesar de resistir ele vai anunciar a mensagem da salvação fazendo com que todos se convertam. O povo aceita e faz todas as práticas necessárias para se afastar do mau caminho. Da mesma maneira, nós cristãos de hoje somos continuamente convidados à conversão nos afastando do mau caminho.

    Em seguida ouvimos Paulo falando da necessidade diante da brevidade do tempo, que aprendamos a discernir o que é essencial na vida e deixar de lado o que é relativo e passageiro.

    E o evangelho de Marcos neste trecho lido, à semelhança da missão de  Jonas que chama todos à conversão, também convida todos à conversão lembrando que o Reino de Deus está próximo e precisamos estar preparados para realizarmos o plano de Deus

    Mas para perceber e acolher essa boa notícia da presença do Reino de Deus, há necessidade de mudança de vida; mudar as atitudes de convivência, deixando para trás preconceitos e certos legalismos farisaicos. É preciso de olhos novos para ler e entender os acontecimentos como Jesus os via. E para que esta boa notícia do Reino seja anunciada, há necessidade de gente disponível. Por isso, o Mestre chama pessoas para auxiliá-lo na missão. Assim sendo, nós, cristãos batizados, à semelhança dos discípulos que foram chamados por Jesus para a missão, precisamos acordar e assumir nosso compromisso batismal. Lembrando a todos que quando fomos batizados nos tornamos sacerdotes, profetas e reis. Compromissos que exigem servir a Deus, a Jesus e os irmãos. Se queremos um mundo melhor urge que assumamos nossa missão de anunciar o Reino, Reino de justiça e paz.

    Este convite exige generosidade, dedicação e tem como referencial a compaixão e a partilha para com o próximo. Reflitamos nesta Palavra de Deus de hoje que faz um forte apelo à conversão e anunciar o Reino. Amém!


Reflexão feita por M. Angela Guenka- leiga, teóloga, catequista e comprometida em anunciar o Reino.