DOMINGO-24TC

24º DOMINGO DO TEMPO COMUM-B

15/09/2024 

LINKS AUXILIARES:


1ª Leitura: Isaías 50,5-9a

Salmo Responsorial 114(115)R- Andarei na presença de Deus, junto a ele, na terra dos vivos. 

 2ª Leitura: Tiago 2,14-18 

Evangelho Marcos 8,27-35

Naquele tempo: 27Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesaréia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: 'Quem dizem os homens que eu sou?' 28Eles responderam: 'Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas.' 29Então ele perguntou: 'E vós, quem dizeis que eu sou?' Pedro respondeu: 'Tu és o Messias.' 30Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. 31Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. 32Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. 33Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: 'Vai para longe de mim, Satanás!' Tu não pensas como Deus, e sim como os homens.' 34Chamou Jesus a multidão com seus discípulos e disse: 'Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 35Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la.



Queridos irmãos, queridas irmãs, 

 

“Quem é este?” Esta pergunta aparece várias vezes nos primeiros capítulos do Evangelho de São Marcos. Nos evangelhos vemos que Jesus fala com autoridade, expulsa demônios e cura doentes; tem uma sabedoria que não se explica com sua origem simples: filho do carpinteiro.


“Que dizem de mim? ” No centro do Evangelho de Marcos, encontramos esta pergunta que Jesus dirige a seus discípulos. O povo compara Jesus com figuras do passado e vê em Jesus um poderoso profeta, mas para ser o Messias falta algo importante: faz milagres, cura, expulsa demônios, no entanto, não interfere com poder na situação política e nem luta contra os Romanos.


“Quem sou eu para vocês? ”Jesus confronta seus discípulos diretamente. Pedro responde bem: Jesus é o Messias, o Salvador esperado, porém seus discípulos estavam longe de entender quem era Jesus. Não se lembraram das palavras de Isaías, no Antigo Testamento, que falava do servo sofredor: “apresentei as costas para aqueles que me queriam bater, ofereci o queixo aos que me queriam arrancar a barba” (1ª leitura). Pedro não quer aceitar o anúncio da paixão e morte de Jesus, não entende um Messias que se humilha e sofre. Jesus considera que esta sua resistência vem do demônio e a rejeita com força.


“Quem é Jesus para mim, para você?” Jesus dirige hoje esta pergunta a cada um, a cada uma de nós. Qual é minha resposta?


Jesus é o Filho Amado do Pai, em quem deposito a minha Fé. É nosso Irmão que sempre está conosco. Quero seguir fielmente o caminho que ele indicou.  


Na 2ª leitura, Tiago, na sua epístola, completa o sentido de Fé dizendo: “…assim também a Fé, se não tiver obras, é morta. Portanto a Fé e a Caridade andam sempre juntas.

 

Senhor, eu creio, mas aumenta a minha Fé.

 

Ir. Timótea OSB