DOMINGO-21TC

21º DOMINGO COMUM-ANO B

25/08/2024  

LINKS AUXILIARES:

 

1ª Leitura: Josué 24,1-2a.15-17.18b

Salmo Responsorial 33(34)R – Provai e vede quão suave é o Senhor!

 2ª Leitura: Efésios 5,21-32

Evangelho de João 6,60-69


Naquele tempo: 60muitos dos discípulos de Jesus que o escutaram, disseram: 'Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?' 61Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: 'Isto vos escandaliza? 62E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64Mas entre vós há alguns que não creem'. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo. 65E acrescentou: 'É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai'. 66A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67Então, Jesus disse aos doze: 'Vós também vos quereis ir embora?' 68Simão Pedro respondeu: 'A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus'. Palavra da Salvação.


Prezados irmãos e irmãs!

Neste Domingo, o 21º do Tempo Comum, a Liturgia coloca na primeira parte da Missa, que fala da Palavra de Deus, um texto de importância muito elevada para todos nós. 


Jesus fala de um assunto tão profundo que causa dúvidas sérias nos discípulos: “como iremos entender tudo isto que O Senhor está falando? Isso é muito difícil para nós!”, e Jesus retrucou: “Vocês saberão como será difícil entender ao ver O Filho do homem voltando para o Pai. Só O Espírito Santo será capaz de ajudá-los a compreender.”.


Muitos dos discípulos se afastaram de Jesus e não O procuravam mais. Jesus desafiou os apóstolos se queriam também deixá-Lo.

Não é fácil manifestar a fé, abrir o coração para os Mistérios de Deus. Para que tudo aconteça, precisamos da ajuda do Espírito Santo. É difícil na fé a gente usar instrumentos humanos para entender os Mistérios Divinos. Vamos rezar mais, pedindo ao Espírito Santo que nos ajude a compreender o que Deus quer nos falar quando Ele se manifesta a nós. 

A oração é o combustível para alimentar a fé, a oração é o nosso instrumento para crer sem duvidar, para confiar sem questionar, isso só conseguiremos pela nossa experiência espiritual. 

Simão Pedro fala em nome dos apóstolos, e diz: “A quem iremos Senhor? Só Vós tendes palavras de Vida Eterna!”. Que conteúdo maravilhoso para nossa meditação em preparação para a Missa de Domingo, só Ele tem palavras de Vida Eterna, para quem crer não há problema, mas certeza e confiança que O Senhor não nos deixará.

Leve sua família para a Missa de Domingo e repita a profissão de fé de Pedro, quem disse que só em Deus nós temos segurança da fé! 

Pe. José Ernani Angelini