Data de postagem: Dec 20, 2011 3:2:47 PM
Os cadastros sempre estão relacionados a uma determinada classe de dados. Assim, o primeiro passo é descobrir qual classe está relacionada com o cadastro analisado. Tomando como exemplo o cadastro da classe Fornecedores, basta navegarmos até a classe Fornecedores e teremos a lista "local" dos arquivos x-class que, juntos, irão compor as definições finais deste cadastro.
É importante saber que não são apenas os arquivos x-class de uma única classe que participam da definição do cadastro. A estes arquivos, precisamos somar todos os demais que estão nas classes ascendentes. Isto é necessário devido ao nosso conceito de herança.
Dessa forma, a lista de campos (Fields) de um cadastro pode ser obtida a partir da classe Raiz até a classe em questão, ou seja, Fornecedores. Nesta mesma ordem, ou seja, da classe Raiz até a classe Fornecedores, os arquivos x-class devem ser considerados de cima para baixo em cada classe. Pronto, você tem em mãos, de forma ordenada, o conjunto de arquivos que definem um cadastro. Observe a imagem anexa:
Uma tarefa não tão trivial é, a partir do nome de uma classe, saber como navegar no IDE até esta classe. Esta dificuldade existe porque temos apenas o nome da classe e, em nosso modelo, podemos ter duas ou mais classes com o mesmo nome, desde que não sejam classes irmãs.
Assim, imaginando que possa existir mais de uma classe com o nome "Fornecedores", como fazer para acessar tais classes no IDE? Primeiramente devemos fazermos uma query do tipo:
Select CHAVE from CLASSE where Upper(NOME) = 'FORNECEDORES'
Assim, acabamos de obter a lista das chaves das classes cujo nome é Fornecedores. Copiando cada chave dessas no iDBC SQL, podemos posicionar o curso sobre elas e teclar CTRL+ENTER. Isso fará com que outra guia IDE seja aberta já na classe em questão. Por fim, devemos observar que, caso você não tenha permissão de visão da classe que sofreu o CTRL+ENTER, a nova guia aberta ficará posicionada na classe Raiz.
Estamos com uma melhoria prevista que irá diminuir este trabalho laboroso de saber qual o caminho completo (path) da classe Raiz até a classe do cadastro em questão. Este caminho completo estará disponível no help do próprio processo (interface web).