Guia da Devolução

Introdução

A devolução foi desenvolvida para que o usuário possa registrar, controlar e acompanhar a desistência da mercadoria adquirida. Neste guia será apresentado as configurações e conceitos da devolução de mercadoria.

Configurações

Para a geração das operações de devolução são necessárias as pré-configurações descritas abaixo no sistema Bematech ERP.

Permissão

No sistema Bematech ERP o usuário deverá informar os usuários que podem ter acesso ao processo de devolução de pedido através das Permissões. Podem ser definidos também os botões que devem ser apresentados, utilizando-se da configuração das palavras-chave do processo.

Além disso, deverá ser realizada configuração de permissão, de acordo com a classe de operação, para definir quais usuários podem Gerar, Aprovar e Baixar pedidos de devolução. Portanto, pode ser configurado para um usuário poder gerar o pedido e outro usuário proceder com a aprovação da operação. Assim como, um mesmo usuário poderá gravar e aprovar a devolução.

Para maiores detalhes sobre a configuração das permissões, clicar AQUI.

Parametrização da devolução

No cadastro Parametrização para Devolução de Mercadoria o usuário configura regras para geração do pedido de devolução e a pesquisa da baixa do pedido para que estas sejam devolvidas. Este cadastro está localizado em: Bematech > Compra > Cadastros > Aux Operações > Parametrização para Devolução de Mercadoria. Segue abaixo as configurações que o usuário deverá realizar:

  • Definir quais as classes de operações podem ser devolvidas.

  • Se será possível ou não realizar devolução em um estabelecimento e local de escrituração diferente de onde foi realizada a venda. Sendo possível realizar operação desta natureza, o sistema criará automaticamente uma operação de transferência saindo do estabelecimento em que ocorreu a venda para o estabelecimento em que a devolução está ocorrendo.

  • Se será possível ou não informar na devolução uma pessoa diferente da que foi informada na baixa do pedido.

  • Se a pessoa a ser creditada deverá ser sugerida ou não na devolução.

  • Se a devolução será aprovada automaticamente. Isso significa que, mesmo que o usuário não aprove a devolução, ao gravar, a operação será aprovada automaticamente.

    • Se a devolução será gerada com títulos pago no pedido, ou seja, para o financeiro os títulos válidos serão os gerados no pedido de devolução.

  • Quantidades de dias que deverão ser considerados na pesquisa de operações, cujos itens serão disponibilizados para devolução quando a nota fiscal não for identificada. Além disso, o usuário poderá informar se deseja que na busca das baixas seja considerada a data atual ou não.

  • Se será possível ser realizada a busca da baixa do pedido para ser devolvida em todos os estabelecimentos e clientes. Esta configuração é utilizada nos casos das devoluções que não possuem a baixa identificada.

  • Determinação do comprovante de devolução para impressão.

  • Se será possível ou não permitir devolver baixa de de pessoas distintas, ou seja, o sistema possibilitará realizar devolução de baixas que possuam pessoas distintas, desde que o local de escrituração e o estabelecimento da baixas selecionadas sejam iguais.

  • Se ao devolver um produto que possui garantia vinculada esta deverá ser devolvida automaticamente junto ao produto ou não. Na parametrização para devolução de mercadoria existe a configuração Devolução Automática de Itens Associados que tem como objetivo possibilitar que o usuário configure se a garantia estendida do produto deve ser devolvida junto com ele por mais que o usuário busque somente o produto para devolução. Assim, caso o usuário deseje que a garantia seja devolvida junto ao produto, a configuração Devolução Automática de Itens Associados deve ser configurada como sim, neste caso ao realizar a busca do produto para devolução, o sistema irá sugerir automaticamente a garantia vinculada para ser devolvida. Caso o usuário não deseje que a garantia seja devolvida junto ao produto, o usuário deverá configurar como Não. Caso o usuário deseje que o sistema alerte que o produto devolvido possui uma garantia vinculada e questione se ele quer devolver a garantia junto ao produto, o usuário deverá informar na configuração Devolução Automática de Itens Associados a opção opcional. Esta configuração apenas será válida para opções Trocar - Seleção por Venda e Estornar.

Devolução de Mercadoria

  • Configurações de Devolução

  • Parametrização de Devolução de Mercadoria

(Bematech > Compras > Cadastros > Aux Operações > Parametrizacão de Devolução de Mercadoria)

A partir do processo Parametrização de Devolução de Mercadoria são configurados comportamentos relativos a devolução, tais como preenchimento da pessoa contra a qual a empresa terá crédito, permissão para o usuário alterar a pessoa contra a qual a empresa terá crédito e aprovação automática da devolução.

    • Classe de Configuração de Devolução

(Bematech > Admin > Classes Explorer > Dados > Transacionais > Operações > Pedidos ou Provisões > Entradas)

Através do campo Classe de Configuração, do agrupamento Devolução da classe de operação, é definida qual a configuração de devolução, realizada no processo Parametrização de Devolução de Mercadoria, será utilizada para a classe de operação.

Realizar a configuração na classe Entradas.

Motivos de Devolução

(Bematech > Compras > Cadastros > Aux Operações > Motivos de Devolução)

Conceito

A devolução de mercadoria é o procedimento adotado quando há aquisição de um determinado bem e opta-se por devolvê-la ao seu fornecedor. A devoluçao ocorre por motivos tais como, defeito de fabricação ou desistência da compra. A devolução possui duas finalidades: Estorno e Troca.

O estorno é realizado quando o cliente deseja devolver a mercadoria e cancelar a negociação realizada, ou seja, ele não quer levar outro produto e sim obter o valor negociado de volta.

Já na troca, o cliente deseja devolver a mercadoria e utilizar o crédito para a aquisição de outro produto.

Processo de devolução

No processo Devolução de Pedido são realizadas as operações de Troca e Estorno. Caso o usuário deseje realizar a devolução de uma compra, deverá ser acessado o seguinte caminho: bematech > Compra > Pedido > Devolução de pedido de entrada. Caso o usuário deseje realizar a devolução de uma venda, deverá ser acessado o seguinte caminho: bematech > Venda > Pedido > Devolução de pedido de saída.

No processo de devolução é possível realizar a troca de mercadoria identificando a nota fiscal que está sendo devolvida ou não. Quando o usuário opta por não identificar a baixa, o sistema realizará a busca das últimas vendas realizadas de acordo com a quantidade de dias informado na parametrização para a devolução, este procedimento é utilizado somente para venda. Além disso, o usuário poderá realizar a troca parcial ou total da baixa do pedido. Na troca total são devolvidos todos os itens da operação, sendo o valor total convertido em crédito ao cliente. Já na troca parcial parte dos itens da operação são devolvidos, sendo o valor proporcional ao item devolvido convertido em crédito ao cliente.

No processo de devolução foi criado o campo Emissão Origem no qual este será preenchido com a data emissão da baixa que originou a devolução. Desta forma, os fatores tributários da devolução serão buscados de acordo com data preenchida neste campo fazendo com que os impostos da devolução fiquem iguais ao da baixa que a originou. Caso seja realizado o cancelamento do fator tributário antes de realizar o pedido de devolução e não seja cadastrado um novo fator com a vigência igual o campo Emissão Origem, o sistema não irá encontrar fator tributário e não possibilitará a continuidade da operação, visto que a busca dos fatores tributários na devolução continuarão ocorrendo, porém com base no campo Emissão Origem.

No sistema Bematech ERP não é possível excluir, editar ou cancelar uma baixa que foi devolvida, mantendo assim a integridade das operações.

Quando uma devolução é aprovado esta torna-se pendente de baixa. Para entender o processo de baixa de pedido deverá ser realizada a leitura do manual da baixa de pedido.

No sistema ao realizar a devolução de um CF-e SAT será apresentado no XML da Nf-e de devolução a chave de acesso da operação devolvida no campo "refnf" da tag BA02.

Caso o usuário tenha configurado na parametrização para devolução de mercadoria a opção sim na configuração Devolução Automática de Itens Associados, ao realizar a busca de uma baixa no qual o produto possua garantia ou seguro associado para devolução, o sistema irá sugerir a garantia ou seguro para que este seja devolvido junto ao produto, isso ocorrerá por mais que a baixa do produto e serviço tenha sido realizada separadamente, por exemplo:

    1. Foi realizado um pedido de um notebook e uma garantia de 12 meses.

    2. Foi realizada a baixa parcial do notebook e após foi realizada a baixa da garantia.

    3. No processo de Devolução de Pedido de Saída ao buscar somente a baixa de pedido do notebook para realizar a devolução, o sistema irá apresentar a baixa da garantia para ser devolvida juntamente com o produto.

Por mais que o sistema esteja configurado para devolução automática da garantia junto com o produto, o usuário poderá excluir a garantia apresentada automaticamente pelo sistema ou editar a quantidade devolvida desta. Caso o usuário edite a quantidade devolvida do produto, o sistema não irá alterar a quantidade devolvida da garantia automaticamente, será apresentada uma alerta ao usuário informando que a quantidade do produto foi alterada, porém a quantidade da garantia não foi, desta forma, o usuário deverá editar a quantidade devolvida da garantia para que esta fique igual a do produto, por exemplo:

    1. Foi realizado um pedido de duas quantidades do notebook e duas garantias de 12 meses.

    2. Foi realizada a baixa parcial do notebook e após foi realizada a baixa da garantia.

    3. No processo de Devolução de Pedido de Saída ao buscar somente a baixa de pedido do notebook para realizar a devolução, o sistema irá apresentar a baixa da garantia para ser devolvida juntamente com o produto. Ao realizar a edição da quantidade do notebook para 1, a quantidade da garantia permanecerá 2 e o sistema irá apresentar uma alerta ao usuário informando sobre a necessidade de edição da quantidade da garantia devolvida.

Caso o usuário tenha configurado na parametrização para devolução de mercadoria a opção Opcional na configuração Devolução Automática de Itens Associados, ao realizar a busca de uma baixa no qual o produto possua garantia ou seguro associado para devolução, o sistema irá apresentar uma mensagem informando que o produto devolvido possui garantia vinculada e questionará se o usuário deseja que a garantia seja devolvida ou não. Caso o usuário opte por sim, o sistema irá apresentar a garantia para ser devolvida. Caso o usuário opte por não, o sistema não irá sugerir a garantia a ser devolvida.

Caso o usuário tenha configurado na parametrização para devolução de mercadoria a opção Não na configuração Devolução Automática de Itens Associados, ao realizar a busca de uma baixa no qual o produto possua garantia ou seguro associado para devolução, o sistema não irá sugerir a garantia do produto para devolução. Desta forma, o usuário também deverá incluir a garantia para devolução. Este comportamento é o atual do sistema e será o padrão caso o usuário não realize a configuração.